quarta-feira, 23 de julho de 2014

Jogos diversos de matemática

As sugestões a seguir, foram uma contribuição de minha amiga Santa Otani. Ela atualmente é coordenadora do CAP (Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida) e desenvolve cursos na área da matemática para todos os anos iniciais do Ensino Fundamental, cursos estes que envolve questões da matemática para desenvolver com todos os alunos, independentemente de ter ou não problemas de visão. As sugestões poderão ser adaptadas de acordo com a intencionalidade do professor. Algumas sugestões ela retirou de alguns sites da internet, outros construiu ao longo do tempo em seus estudos.


JOGO DE INVERSÃO E ROTAÇÃO

















Facilita a discriminação de relações espaciais.
Pode ser utilizado para alunos que fazem a rotação de letras como, por exemplo, “b” por “q” ou “d” por “p”; e também para  alunos que fazem  inversão de letras, tais como “p” por “q” ou “b” por “d”. 


Noções de Posição: dentro, fora; embaixo, em cima; na frente, atrás; perto, longe; ao lado de, primeiro, último; de frente de costas, no meio, entre; à esquerda, à direita.


NA FRENTE E ATRÁS



Jogo dos numerais













Auxilia a identificação de numerais e de quantidade.
Para alunos que apresentam dificuldade no manuseio de lápis e papel, utilizar fichas com números, mas pode ser usado por qualquer aluno.
O manuseio das peças permite a estimulação da preensão e da coordenação motora.



Jogos com os Blocos Lógicos




São compostos de 48 blocos, com quatro variáveis:
cor, forma, tamanho e espessura.

•Três cores: vermelho, azul e amarelo;
•Quatro formas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo;
•Dois tamanhos: grande e pequeno;
•Duas espessuras: grosso e fino.

           O tamanho das figuras não é fundamental, desde que seja mantida a proporção:
-o retângulo é metade do quadrado;
-o triângulo tem os três lados iguais, cada um correspondendo ao lado do quadrado.
-o quadrado pequeno corresponde a um quarto do grande.
-as peças grossas devem ter o dobro da espessura das finas.



•Inicialmente, o jogo de blocos deve ser apresentado às crianças para que elas explorem livremente. A tendência será que as crianças formem figuras, como casas, carros, animais, que construam torres e tentem fazer pequenas organizações.



Depois que as  crianças tiverem esgotado as descobertas em relação ao material, podemos propor jogos estruturados.


EMPILHANDO PEÇAS
Peças do material espalhadas pela mesa (ou pelo chão).
Cada aluno deverá pegar uma peça e colocar no centro do grupo, de modo que as peças serão empilhadas uma a uma.
O aluno deverá fazer de tudo para a “torre” não cair.

Para isso os alunos terão que pensar nas peças mais adequadas para a base, meio ou topo da torre deixando as “piores” para o companheiro seguinte. 
Jogo de classificação em diferentes espaços


Classificação com informações táteis
Jogo da adivinhação
Dividir os alunos em grupos;
Colocar os blocos numa caixa no centro da sala;
Um aluno de cada grupo vai à caixa, na sua vez, coloca a mão, adivinha a cor da peça que vai retirar e retira uma peça. Se acertar, leva a peça para seu grupo, marcando ponto. Se errar, recoloca a figura na caixa. Quem marcar mais pontos ganha a partida.





Jogo de classificação pelo critério forma

Vamos analisar as figuras: Existem as que rolam e as que não rolam. As que rolam são os círculos. Separe-os.
Observando as outras peças, no que elas são diferentes dos círculos? Se elas observarem tamanho ou espessura, concordamos com elas, mas voltamos para a análise das formas.
É importante que os alunos possam fazer descobertas como: algumas delas têm três “pontas”, e outras têm quatro.
Solicitamos então, que separem todas as que têm três pontas.
E as peças que sobraram, qual é a diferença entre a forma delas? É importante que os alunos descubram que algumas têm os lados iguais e outras são mais compridas de um lado que do outro.
As que têm os lados iguais são chamadas de “quadrado” e as que têm os lados mais compridos que os outros são chamadas de “retângulos”.



 A HISTÓRIA DO PIRATA

Contar a seguinte história: "Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com os alunos. Peça que cada um escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar aos alunos qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três colunas (veja abaixo). Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno, azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo a ajuda dos alunos, preencha os atributos no quadro. Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo, agora imaginado pelo aluno, e a peça que o aluno tem na mão. A negação (segunda coluna do quadro) leva à classificação e ajuda a compreender, por exemplo, que um número pertence a um e não a outro conjunto numérico.


Essa atividade é ideal para trabalhar o conceito de pertinência. O tesouro pertence à coluna (conjunto) “Quem pegou o tesouro?” e não pertence à coluna (conjunto) “Quem não pegou o tesouro?”. Além disso, o conjunto das peças azuis e triangulares (*) está contido no conjunto das peças azuis e o conjunto das peças triangulares contém o mesmo (*).

DESCOBRINDO A INTERSECÇÃO E A UNIÃO

Entrega de dois pedaços de cordão para cada grupo para a formação de dois conjuntos. O professor solicita aos grupos que:
retiram da caixa todas as peças triangulares e todas as todas as peças amarelas.
coloquem no interior de uma das curvas todas as peças amarelas e, a seguir, na outra, todas as triangulares.
O professor deverá observar se os grupos atenderam corretamente as ordens dadas e solicitar aos grupos um relato do ocorrido.
***Os alunos perceberão, sem a interferência do professor, que existem peças que devem estar, simultaneamente, no interior das duas curvas. Notarão que para isto ser possível, as curvas não poderão estar separadas. Isto é, existe uma região comum entre eles onde as peças que possuem as duas características, triangulares e amarelas, ficam localizadas (o professor deve enfatizar este fato).
A partir da descoberta dos alunos, o professor salientará que as curvas representam conjuntos e que a região comum entre ambas forma o conjunto intersecção.
Da mesma forma, se o professor pedir para que construam um conjunto formado por todas as peças amarelas ou triangulares, teremos a definição de união de conjuntos.
Variação:
Usando três cordões, o professor poderá solicitar que no interior de cada curva coloquem, sucessivamente (por exemplo):
- todas as peças circulares;
- todas as peças azuis;
- todas as peças pequenas e verificar a intersecção entre eles.
***Quando não existir a intersecção eles serão conjuntos disjuntos.



Jogo de classificação com quatro dados

Usar os quatro dados simultaneamente, o que resultará numa única peça.
Isto é um trabalho de síntese, pois o aluno tem que perceber os quatro atributos numa única peça.
Caso o aluno não perceba todos os critérios simultaneamente, ela pode separar primeiro todas as peças amarelas, depois, destas, os triângulos, em seguida os grossos, para daí chegar ao grande.
A percepção simultaneamente de vários critérios, possibilitará aos alunos um leitura mais ampla do mundo a sua volta.





Jogo da sequência lógica por forma

Cada aluno recebe uma peça;
A proposta é montar cobras coloridas, seguindo uma ordem, como por exemplo: um triângulo, um quadrado, um retângulo, um círculo, um triângulo...
•Os alunos devem dar continuidade, sem se preocuparem com os demais atributos.
Cada uma, na sua vez, coloca uma peça. Faz isso desde que tenha a peça adequada,senão passa a vez.





Em outro momento faz-se um grupo de sete alunos.
Cada um recebe quatro peças; o jogo segue o mesmo esquema anterior.
Quem conseguir colocar suas peças antes dos demais será o vencedor.



Jogo de análise da inclusão de classe
- Todas as peças são finas?
-Sim
-Os quadrados são finos?
-Sim
-Os triângulos são finos?
-Sim
-Então, há mais quadrados ou mais peças?
  Se os alunos responderem que há mais quadrados, mais uma vez não conseguiu comparar a classe das finas com as subclasses dos quadrados finos e dos triângulos finos.















Jogo do caracol

É um jogo muito antigo, que permite aos alunos trabalharem com o corpo, enquanto analisam os atributos das peças. Desenha-se sobre o chão uma "amarelinha", em forma de caracol.
Em cada casa, é colocada uma peça dos blocos lógicos. O primeiro aluno joga uma pedrinha na primeira casa e pula sobre ela, se possível num pé só; se isso ainda for difícil em função da idade, pode pular com os dois pés. Tem que dizer um atributo da peça que ali está, por exemplo: "amarelo", pula para a segunda casa e diz: "retângulo", e assim por diante, até que erre um atributo, quando perde a vez. Se conseguir chegar ao final do caracol sem erro, pode retomar ao início e jogar sua pedra na segunda casinha, retomando à atividade. Se a pedra não cair na casinha desejada ou se o aluno errar o atributo, passa a vez para a próxima. Não importa qual dos atributos da peça ela diga, desde que esteja certo. Posteriormente, podemos complicar o jogo, solicitando que diga mais de uma característica da peça que está em cada casa. 





Ótimo para trabalhar cores, formas, tamanho e raciocínio lógico.



ENCONTRE A PEÇA – BLOCOS LÓGICOS

Objetivos:
*Construção das noções de: conjunto, elemento e atributo,inclusão, exclusão e pertinência.
*Desenvolvimento de atenção e disciplina.

Material a ser utilizado
*Caixa de Blocos Lógicos, composta por 48 blocos geométricos, de quatro tipos de figura círculo, triângulo, quadrado e retângulo; que variam em três cores azul, vermelho e amarelo; em dois tamanhos, pequeno e grande; e em duas espessuras, fina e grossa.


Procedimentos:
Dividir a classe em grupos e espalhar os blocos lógicos pelo chão.
Para descobrir qual é a peça, os alunos farão uma competição.
Dar um comando das características de uma peça (por exemplo: amarelo, triângulo, grande e fino) para um grupo. Em seguida, o grupo deve procurar e selecionar a peça correspondente para mostrá-la, o mais rapidamente possível, às outras equipes.
A competição poderá ter como objetivo verificar qual grupo encontra a peça correto primeiro ou qual grupo encontra mais peças corretas. À medida que acertam, recebem uma pontuação.
Outra opção é cada equipe desafiar os outros grupos da classe distribuindo eles mesmos os atributos.



MATERIAL CUISENAIRE

 Jogo “ Diminuindo a Barra

Cada um do grupo recebe uma barra laranja. Cada um, na sua vez, joga o dado ( 1, 2, 3 ) o número que sair na face será a quantidade que o aluno tem de tirar de sua barra e terá de trocar a barra menor correspondente. O primeiro que conseguir ficar sem a sua barra, vence. Caso o aluno só tenha a barra, por exemplo, vermelha e no dado sair o número três ele não poderá se livrar da sua barra. Só se sair o número exato.


Réguas numeradas:
As regras numéricas darão significado aos conceitos de adição e subtração, composição dos números de 1 a 10 e cálculo mental.

   Para alunos cegos e com baixa visão, devem ser adaptadas em barras de madeira com sulcos representando as divisões ou feitas em material emborrachado. As medidas devem sempre seguir o padrão.




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