Nas classes de educação infantil e
alfabetização acontecem os primeiros contatos dos alunos com as letras.
Com isso, a visualização das mesmas é de
fundamental importância para que os alunos sintam-se seguros ao reproduzi-las
para o papel, afinal ainda não aprenderam como é a grafia correta das 26 letras
do nosso alfabeto.
Ao imaginar uma palavra a ser escrita, os alunos
conseguem montá-la, copiando o traçado correto das letras.
O alfabeto afixado na sala é de grande
importância no mundo da escrita, pois dá maior segurança para quem está
aprendendo seus primeiros traçados. Se o aluno não lembra pra que lado fica a
perninha do “P”, basta consultá-lo que sua dúvida se esclarecerá.
A oportunidade de visualizar o alfabeto se
constitui também em autonomia, pois o aluno deixa de depender do professor ou
dos colegas, conseguindo elucidar sozinho a sua imprecisão, tornando-se mais
seguro, sentindo-se capaz.
Porém, não basta que o alfabeto esteja
afixado na parede, é preciso incentivar os alunos a usá-lo, e propondo
atividades que despertem para a fixação dos símbolos das letras.
Algumas atividades ajudam no processo de
construção desse conhecimento, como as listagens, leitura de textos simples
como parlendas e trava-línguas, agendas telefônicas, etc.
O professor deve manter um cronograma com
essas atividades, para que as mesmas estejam sempre presentes no cotidiano da
sala de aula. É bom lembrar que as mesmas são classificadas como atividades de
fixação, ótimas para se decorar as letras, a ordem do alfabeto e a utilizar
cada uma de forma correta.
Nas classes de alfabetização podem ser
montados alfabetos pelos próprios alunos, a partir de recortes de jornais e
revistas. Essa atividade pode ser feita em pequenos grupos (no máximo 4 alunos)
onde pesquisam letras em tamanho grande, recortam e fazem a colagem das mesmas
no papel craft ou cartolina, na ordem correta.
Essa atividade impulsiona a curiosidade, a
capacidade de percepção visual, a troca de experiências, o esclarecimento das
dúvidas, enfim, um ensina o outro, trabalham em conjunto, de forma integrada,
para chegar a um objetivo – a montagem do alfabeto.
Dependendo do tamanho da turma, o número de
cartazes será acima de cinco. Não pense que a sala ficará repetitiva, mas pelo
contrário, afixados em pontos estratégicos, os mesmos poderão ser visualizados
por todos, facilitando as consultas. Além disso, os cartazes terão uma
representação funcional mais adequada para os alunos, pois foram feitos por eles,
ou seja, existe uma vinculação positiva com os mesmos, contrário ao alfabeto
grandão, colado acima do quadro.
No caso das listagens, são utilizadas nos
lugares dos antigos ditados. “Faça uma lista com seis nomes de animais selvagens”.
Depois da listagem cada aluno lê os animais escolhidos e o professor pode
acompanhar de perto essa leitura, apontando para os erros que apareceram. Mas
lembre-se, deixe que o aluno faça a sua correção, e nada de riscos ou canetas
vermelhas grifando os mesmos.
É importante fazer esse acompanhamento, pois
é uma forma de verificar as palavras que foram escritas de forma diferente (os
erros). O professor deve anotar todas essas palavras e depois escrevê-las no
quadro, a fim de que os alunos revejam suas escritas e façam as correções.
Com isso, as aulas de alfabetização ficam
motivadas, os alunos não se sentem pressionadas pela obrigação de aprender a
ler e escrever, mas o processo vai acontecendo de forma gradual, suave, sem
impor regras e formas corretas a serem seguidas.
E à medida que forem dominando o alfabeto, as
letras devem aparecer de outras formas, como de forma minúscula, manuscrita
maiúscula e manuscrita minúscula.
Por Jussara de Barros (Graduada em Pedagogia
- Equipe Brasil Escola)
JOGO DA COBRINHA SABIDA
A finalidade desse jogo é fazer com que os alunos explorem o
alfabeto e memorizem a sequência alfabética, pré-requisito essencial para
facilitar a procura em dicionários, listas, enciclopédias, dentre outros.
a) Forme um grupo de cinco jogadores.
b) Providencie o desenho de uma cobrinha juntamente com
todas as letras do alfabeto para cada grupo e coloque dentro de um saquinho.
Como são 5 grupos, serão 5 cobrinhas e 5 alfabetos completos.
c) Sem olhar, cada jogador pega uma peça no saco. Depois,
começa tudo de novo. Cada um pega mais uma peça, até que todos tenham cinco
peças na mão.
d) A letra A não vai ser de ninguém. Se alguém tirá-la, deve
colocá-la na cabeça da cobra e pegar outra peça.
e) Com uma parlenda ou uma dinâmica ou um sorteio, decidam
quem vai começar o jogo. Estabeleça também qual vai ser a ordem das jogadas, ou
seja, se elas serão no sentido horário ou no anti-horário.
f) O jogador que iniciar a partida deve colocar uma letra na
cobrinha, respeitando a ordem alfabética, do começo para o fim, ou do fim para
o começo. Portanto, ele deverá colocar na cobrinha ou a letra B ou a letra Z.
g) Não é permitido colocar peça fora da sequência. Quando o
jogador não tiver a peça, ele deverá passar a vez a outro.
h) Ganha o jogo, quem encaixar primeiro todas as letras.
Fonte: Portal do Professor – MEC
JOGOS COM ALFABETO:
1. PARE JÀ!!!
* Para esse jogo você precisa: Fichas do alfabeto móvel,
* Reunir-se com três ou quatro colegas,formando o seu grupo.
* A professora escolhe um tema e indica uma letra. Assim:
“animais com M”, “frutas com P”, “comida com S”.
* Com as fichas você e o seu grupo tentam formar o maior
número de palavras começada com a letra escolhida.
* Quando a professora disser “PARE JÀ” !!!, vence o grupo
que tiver montado o maior número de palavras.
ATENÇÂO!!!! Veja as variações do jogo:
* A professora conta uma história e você e seus colegas
montam o nome dos personagens com as fichas.
* Um ou mais alunos assumem o lugar da professora,escolhendo
os temas. A professora é quem vai formar as palavras.
2.ORDEM ALFABÉTICA
* Para esse jogo você precisa : Alfabeto móvel
* Cada jogador deve separar e embaralhar muitos bem as sua
fichas de letras.
* Quando a professora der o sinal,todos devem começar ao
mesmo tempo, a organizar suas fichas em ordem alfabética.
* Vence quem colocar as letras em ordem primeiro.
3. PALAVRA SECRETA.
* Você vai precisar do alfabeto móvel.
* Pense em uma palavra e mostre aos colegas a ficha da
primeira sílaba dela.
* Seus colegas devem descobrir a(s) sílaba(s) que falta(m) e
formar uma palavra completa.
* Agora é a vez de seus colegas imaginarem a palavra secreta.
4. CAMPEONATO DE PALAVRAS
* Separar as fichas do alfabeto móvel e de sílabas.
* Escolher um colega para formar dupla.
* Disputar com outra dupla adversária.
* Num tempo determinado pela professora , cada dupla deve
misturar suas fichas e tentar formar o maior números de palavras que conseguir
.
* As palavras formadas serão escritas em uma folha de papel
e lidas para a dupla adversária.
* Vence a dupla que formar mais palavras.
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