quarta-feira, 23 de julho de 2014

Jogo do nunca... 1


As sugestões a seguir foram utilizadas pela professora Santa Otani num curso de formação de professores, na disciplina de matemática. Santa Otani já foi Coordenadora Pedagógica Municipal da disciplina de matemática, na Secretaria Municipal de Educação, do Município de Cascavel - Paraná e atualmente é Coordenadora do CAP em Cascavel (Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida).

JOGO DO “NUNCA DOIS”

Ábaco de papel

Ábaco, na verdade, é qualquer instrumento de manipulação que ajude a fazer cálculos (cartaz de pregas, contador, cartaz de valor lugar, soroban, etc.). Nosso ábaco de papel é feito com uma folha de sulfite.
- Iremos dividir uma folha em três partes iguais, em ordem crescente de valor, da direita para a esquerda. Estas partes serão a verde, a vermelha e a azul, onde colocaremos as fichas de cores correspondentes.  




Atividade 1: Combinamos que  a cada duas fichas azuis equivale a uma ficha vermelha e que a cada duas fichas vermelhas equivale a uma ficha verde. Represente no ábaco o valor correspondente a 7 fichas azuis. Faça a representação numérica:

Obs.: Estamos trabalhando na base 2, para representarmos um número, nesta base, fazemos:



Atividade 2: Combinamos que cada cinco fichas azuis equivale a uma ficha vermelha e cada cinco fichas vermelhas equivale a uma ficha verde. Represente no ábaco o valor correspondente a 23 fichas azuis. Faça a representação numérica:
Obs.: Estamos trabalhando na base cinco, para representarmos um número, nesta base, fazemos (... ... ...)cinco


Atividade 3 : Se tivermos feito as trocas de 3 em 3, ficando com uma ficha verde, 2 vermelhas e 1 azul, isto equivale a quantas fichas azuis?


JOGO DO "NUNCA TRÊS"
JOGO COM DADO

Escolha um ou mais amigos para jogar ;
Material necessário:
Um dado;
Fichas ou tampinhas de garrafas pet nas cores indicadas.






JOGO DO "NUNCA DEZ"  com Material Dourado

Recursos necessários:
Caixa de material dourado;
um dado;
um quadro de valor-lugar para cada aluno (em ¼ de folha de cartolina) e um grande, em papel pardo, para a classe;
Comece explicando as regras do jogo.
•O jogador jogará o dado e retirará a quantidade de material dourado que sair no dado. O jogador que conseguir
    10 

                               
   troca-as por uma 




quando conseguir





troca por uma 








Nesse caso, ele é o vencedor e o jogo acaba.










Ao final do jogo, solicite que cada aluno registre com desenho e números o total de pontos que cada pessoa do grupo conseguiu, inclusive ele mesmo. Use esses registros para propor problemas:
•Quantos alunos fizeram 15 pontos?
•Quantos alunos fizeram entre 20 e 40 pontos?
•Quantos alunos fizeram mais que 50 pontos?
•Quantos alunos fizeram 100 pontos?
•À medida que forem respondendo, os alunos vão até ao quadro e registram seus pontos, para os colegas verem.
• Então discuta: qual o maior número? e o menor? Que peças do material são usadas para mostrar cada um dos números?


Em outro momento, depois de ter proposto o jogo pelo menos três vezes à classe, introduza uma variante, fundamental para a percepção do valor posicional: consiste em jogá-lo usando o quadro de valor-lugar.

As regras são as mesmas, só que os jogadores vão arrumando suas peças na coluna correspondente no quadro.

Faça um grande, em papel pardo,  para dar as explicações à classe.

Proponha esta variante algumas vezes, para reforçar as noções de valor posicional.





JOGO DO "NUNCA DEZ"  com ÁBACO



Objetivos:
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolva contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.


Material:
Ábaco de pinos – 1 por aluno
2 dados por grupo
Metodologia:
Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.
Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.
Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.


Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupando.
Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.


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