As sugestões a seguir foram utilizadas pela professora Santa Otani num curso de formação de professores, na disciplina de matemática. Santa Otani já foi Coordenadora Pedagógica Municipal da disciplina de matemática, na Secretaria Municipal de Educação, do Município de Cascavel - Paraná e atualmente é Coordenadora do CAP em Cascavel (Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida).
Ábaco de papel
Ábaco, na verdade, é qualquer instrumento de manipulação que ajude a
fazer cálculos (cartaz de pregas, contador, cartaz de valor lugar, soroban,
etc.). Nosso ábaco de papel é feito com uma folha de sulfite.
- Iremos dividir uma folha em três
partes iguais, em ordem crescente de valor, da direita para a esquerda. Estas partes serão a verde, a vermelha e a azul, onde colocaremos as fichas de cores
correspondentes.
Atividade 1: Combinamos que a cada
duas fichas azuis equivale a uma ficha vermelha e que a cada duas fichas
vermelhas equivale a uma ficha verde. Represente no ábaco o valor
correspondente a 7 fichas azuis. Faça a representação numérica:
Obs.: Estamos trabalhando na base 2, para
representarmos um número, nesta base, fazemos:
Atividade 2: Combinamos que cada cinco fichas azuis equivale a uma ficha
vermelha e cada cinco fichas vermelhas equivale a uma ficha verde. Represente
no ábaco o valor correspondente a 23 fichas azuis. Faça a representação numérica:
Obs.: Estamos trabalhando na base cinco, para
representarmos um número, nesta base, fazemos (... ... ...)cinco
Atividade 3 : Se tivermos feito as trocas de 3 em 3, ficando com
uma ficha verde, 2 vermelhas e 1 azul, isto equivale a quantas fichas azuis?
JOGO
DO "NUNCA TRÊS"
JOGO COM DADO
Escolha um ou mais amigos para jogar ;
Material necessário:
•Um
dado;
•Fichas
ou tampinhas de garrafas pet nas cores indicadas.
Recursos necessários:
•Caixa de material
dourado;
•um dado;
•um quadro de
valor-lugar para cada aluno (em ¼ de folha de cartolina) e um grande, em papel
pardo, para a classe;
Comece
explicando as regras do jogo.
•O jogador jogará o dado e retirará a quantidade de material dourado que sair no dado. O
jogador que conseguir
10
troca-as
por uma
•Ao final do jogo,
solicite que cada aluno registre com desenho e números o total de pontos que
cada pessoa do grupo conseguiu, inclusive ele mesmo. Use esses registros para
propor problemas:
•Quantos alunos
fizeram 15 pontos?
•Quantos alunos
fizeram entre 20 e 40 pontos?
•Quantos alunos
fizeram mais que 50 pontos?
•Quantos alunos
fizeram 100 pontos?
•À medida que forem
respondendo, os alunos vão até ao quadro e registram seus pontos, para os
colegas verem.
• Então discuta: qual
o maior número? e o menor? Que peças do material são usadas para mostrar cada
um dos números?
Em outro momento, depois de ter proposto o jogo pelo menos três vezes à classe, introduza uma variante, fundamental para a percepção do valor posicional: consiste em jogá-lo usando o quadro de valor-lugar.
As regras são as mesmas, só que os jogadores vão arrumando suas peças na coluna correspondente no quadro.
Faça um grande, em papel pardo, para dar as explicações à classe.
Proponha esta variante algumas vezes, para reforçar as noções de valor posicional.
Em outro momento, depois de ter proposto o jogo pelo menos três vezes à classe, introduza uma variante, fundamental para a percepção do valor posicional: consiste em jogá-lo usando o quadro de valor-lugar.
As regras são as mesmas, só que os jogadores vão arrumando suas peças na coluna correspondente no quadro.
Faça um grande, em papel pardo, para dar as explicações à classe.
Proponha esta variante algumas vezes, para reforçar as noções de valor posicional.
JOGO DO "NUNCA DEZ" com ÁBACO
Objetivos:
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolva contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolva contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
Material:
Ábaco de pinos – 1 por aluno
2 dados por grupo
Metodologia:
Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.
Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.
Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.
Ábaco de pinos – 1 por aluno
2 dados por grupo
Metodologia:
Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.
Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.
Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.
Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos
alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor
diferente de acordo com o pino que estiver ocupando.
Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.
Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.
Maravilhoso! Amei!
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