O jogo Faltando Vogais é, em sua forma, uma variante do
material Faltando Letras, pois se apresenta como fichas com uma figura e
quadradinhos para cada letra da palavra que corresponde à figura. Entretanto,
na ficha aparecem apenas as consoantes da palavra, os jogadores terão que
preencher as vogais de acordo com o lance no dado de vogais. O jogo compõe-se
das fichas de palavras, do dado de vogais (contendo as cinco vogais gráficas e
uma face neutra, com uma figura ou sem nada) e fichinhas com as letras móveis
(vogais) para preencher as lacunas.
Esse jogo visa promover a reflexão sobre a escrita de
palavras, valendo-se, sobretudo, de uma análise fonológica das vogais que
aparecem em suas sílabas. Cada jogador terá que refletir sobre os sons das
palavras que ele retirar para si, para poder encaixar as letras nas lacunas das
fichas. Para tal, deverá se concentrar nos sons orais, vocálicos, analisar o
som das vogais nas sílabas das palavras. O jogo trabalha, assim, a consciência
fonológica de sílabas (pois chama a atenção para a segmentação silábica) e dos
fonemas orais (pois foca a atenção nas vogais que são o núcleo dessas sílabas).
Nesse sentido, o jogo não se destina a quem já sabe escrever alfabeticamente,
ou está perto disso, pois para esses não se constituiria, para esses, em um
desafio. É muito interessante para crianças que estão pensando a escrita a
partir de uma hipótese silábica, seja grafando prioritariamente as vogais ou
também as consoantes de uma sílaba. É especialmente produtivo para aquelas que
estão ainda começando a considerar o valor sonoro das letras em sua grafia das
letras para cada sílaba. Ou seja, é um jogo muito legal para o iniciozinho da
fonetização da escrita. Ao fazerem o esforço para perceber os sons orais que
compõem a palavra, as crianças precisam os isolar e segmentar e, além disso,
veem ali na ficha as outras letras que compõem a palavra, o que os provoca a
todo o momento a refletirem sobre os outros sons (os fonemas consonantais)
presentes naquela pronúncia, sendo desafiados em suas hipóteses.
A finalidade do jogo é completar um número dado de cartelas
de palavras; quem o fizer primeiro, ganha o jogo. Para jogar, é preciso
combinar de antemão o que a face em branco do dado (ou com algum desenho ou
símbolo) vai valer. Quando essa face cai para um jogador, ou ele perde a vez de
jogar ou pode escolher a fichinha de letra que precisa na mesa. É só definir de
antemão a regra e essa passa a valer naquela partida.
REGRAS DO JOGO:
Estipular a quantidade de fichas a serem preenchidas para
ganhar o jogo (ex. 5 fichas), bem como o valor da face vazia do dado (perder a
vez, repetir ou pegar a letra que precisa).
Viram-se as fichas de palavras de cabeça para baixo e as
fichinhas de letras devem ser espalhadas na mesa, viradas para cima.
Os jogadores pegam aleatoriamente uma ficha, sem ver, sem
escolher. Escolhe-se, então, por qualquer método, o jogador que iniciará e o
sentido do jogo. O jogador da vez joga o dado e pega na mesa uma das fichas de
letras com a vogal que foi indicada na face do dado. O jogador deverá confirmar
se a letra preenche a lacuna vazia ou não. Os outros jogadores podem ajudar a
avaliar se está correto ou a encontrar a correta, numa variante colaborativa do
jogo.
O objetivo de cada rodada é completar uma das lacunas da
palavra com a letra que for indicada no lance do dado. O dado deve ser lançado
apenas uma vez por cada jogador, em cada rodada. Se a letra indicada no dado
aparece mais de uma vez na palavra de sua ficha, ainda assim o jogador só
poderá pegar uma ficha de vogal naquela rodada.
Se a vogal indicada no dado não servir para a palavra de sua
ficha, o jogador deve pegá-la, mesmo assim, na mesa. Não a utilizando, o
jogador a retém, podendo utilizá-la em outras rodadas, para preencher outras
cartelas de palavras. Se a vogal retida serve para a palavra de sua próxima
cartela, ele a preenche tão logo retirar a nova cartela, começando, assim, já
em vantagem.
O jogador só poderá pegar outra ficha de palavras quando
completar a que está em suas mãos. Quando completar uma, pega outra, até
preencher corretamente (segundo o julgamento da mesa) o número de fichas
estipulado de antemão (ex. 6 cartelas), ganhando o jogo aquele que completar
essa meto primeiro. O jogo pode continuar e constituir o segundo, terceiro
lugares...
Os jogadores podem ajudar uns aos outros na reflexão sobre
as vogais que compõem a palavra da ficha de cada um.
O número de fichas a preencher para ganhar o jogo pode ser
adaptado à quantidade de fichas do kit e a quantidade de jogadores. O Faltando
Vogais mostrado aqui é o de 4 letras, mas é bacana também o de 6 letras (com
palavras com três sílabas canônicas: CV, consoante + vogal). Para o jogo de 4
letras cindo ou seis fichas é um bom número, para o de 6 letras, deve ser
estipuladas menos fichas como limite, mas isso é muito relativo. Cada professor
pode avaliar e experimentar o número de fichas que é bom para sua proposta,
pois depende do nível das crianças, do ritmo do jogo, do número de jogadores. O
número ideal de jogadores é de quatro, mas, pode ser menos ou mais, dependendo
do número de cartelas disponíveis e do dinamismo do jogo.
Errar ou acertar as vogais pode ser uma variável importante
no resultado: cada um tem que preencher corretamente, só podendo passar adiante
se acertar – nesse caso o professor tem que estar atento, por perto, para
legitimar as discussões dos jogadores sobre estarem ou não corretas as
palavras. Mas, por outro lado, o erro ou acerto pode não ser uma variável
importante no resultado, mas sim a sorte do dado, os jogadores podendo então
ajudar uns aos outros na reflexão sobre as vogais que compõem a palavra da
cartela de cada um. Essa variante colaborativa parece mais interessante e
produtiva, a outra versão implica em competição em relação ao saber de cada um.
Durante o jogo, os jogadores podem tirar dúvidas com a
professora - que é diferente de ela dar as respostas. O professor não precisa
corrigir casos de escrita de I e U no lugar de E e O quando essas as letras têm
o som /i/ e /u/. O uso das letras I e U no lugar de E e O átonas no final de
palavras (Ex.: RATU para RATO ou BULI para BULE) não deve, de início, ser
considerado erro e, caso o grupo não questione, pode ser aceito, já que, nesse
momento inicial o importante é garantir a observação e consideração do som das
vogais. A questão da ortografia virá num momento posterior. Como no momento o
que importa é considerarem os sons que aparecem nas palavras, não é ainda um
problema se usam a letra que representa foneticamente aquele som e não a letra
que ortograficamente corresponde àquela grafia. É importante observar que o
jogo é para trabalhar a relação entre sons e letras, ainda não sendo o foco, no
nível de reflexão das crianças nesse momento, pensar sobre as dificuldades
ortográficas de modo mais sistemático.
Entretanto, como existem algumas palavras de uso frequente
no jogo, pode ocorrer de questionarem a escrita de RATU, por exemplo, e aí sim,
o som de /u/ da letra O (ou de /i/ da letra E) pode ser problematizado,
explicado e considerado no jogo. Nesse momento, os jogadores podem ser
informados que apesar do som de /u/ (ou/i/), essa palavra se escreve com O (ou
E). O que, de início, de todo modo, não assegura que generalizem esse uso para
outras palavras terminadas em O átono (ou E). Aos poucos a professor pode ir
ajudando-os a generalizar e a corrigir eventuais situações de hipercorreção
(Ex.: achar que caju se escreve com O), trazendo, aos poucos, informações
relativas à tonicidade das palavras.
O mesmo ocorre para o uso dessas letras, I e U, em outras
posições nas palavras, como CO de coruja, por exemplo, ou ME de menino. Não se
deve enfatizar o som /co/ da sílaba (ou /me/) ao pronunciar a palavra, para
explicar sua grafia, ou informar erroneamente que o certo é falar /koruja/ em
vez de /kuruja/ (ou /menino/ em vez de /mininu/, pois essa pronúncia depende da
variedade linguística, todas legítimas. Não devemos confundir escrita correta
com a fala, que pode ser expressa de modo diverso. A escrita não é espelho da
fala. Se não, pronunciaríamos /Rato/ e não /Ratu/, como é o caso. Essa é uma
questão muito importante de se considerar, quando trabalhamos com a reflexão
fonológica em presença da escrita.
FALTANDO CONSOANTES: variante do jogo
Usando as mesmas fichas de palavras e a mesma lógica, coloca-se as vogais nas
fichas, em vez das consoantes, aumentando bastante o desafio.
O desafio aí é tentar perceber os sons consonantais
presentes nas palavras para preencher as lacunas. Muito interessante como
proposta para aqueles que já conseguem perceber bem os sons vocálicos das
palavras, os relacionando às vogais-letras. Os fonemas consonantais são mais
difíceis de serem percebidos e isolados na fala, especialmente alguns (como os
oclusivos), e é na presença das palavras - em suas junções com as vogais, nas
palavras diferentes que as trocas entre eles produzem - que se tornam mais
observáveis. Assim, é uma variante muito interessante de reflexão fonológica
sobre sílabas e fonemas, em presença da escrita.
O jogo funciona do mesmo jeito, só que cada jogador roda a
roleta e vê se a letra lhe serve. Lógico que aí há uma demora maior para
preencher a ficha, pois em vez de 6 possibilidades, ele terá 18 (não
considerando o K, W e o Y). Nesse caso, eu sugiro que cada um pegue, por vez,
mais de uma ficha de palavras: duas, de início, ou até três.
fonte: http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/
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