sexta-feira, 25 de julho de 2014

Jogo matemático: DEZ COLORIDO

Objetivo: Trabalhar a contagem, a comparação de quantidades e correspondência, além da fixação de cores e da socialização.
Material Necessário: canudinhos de plástico de diversas cores e giz de cera das mesmas cores dos canudos.
Número de jogadores: Grupos de 5 alunos.
Desenvolvimento: Os integrantes de cada grupo somarão esforços para vencer o jogo. Cada aluno deverá receber 10 canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. Primeiro, o professor deve incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se certifique de que possui realmente 10 canudos. Feito isso o professor sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor, devendo o grupo em seguida somar o total de seus canudos com cor idêntica ao do giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor.
Para ajudar na fixação das cores, pode-se usar no jogo canudinhos e giz com cores próximas, como por exemplo, amarelo e alaranjado. Os alunos devem fazer a classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a discussão, nos grupos.
Para trabalhar a sociabilização, o professor pode pedir aos alunos que coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os dos colegas do grupo, trabalhando assim o sentimento de posse que os alunos demonstram fortemente.
A etapa seguinte do jogo consiste na retomada, pelos alunos, dos canudinhos que haviam colocado no centro do círculo. Mais uma vez se manifesta o individualismo e o sentimento de posse. Os alunos brigam para pegar o maior número possível de canudos e muitas vezes solicitam a intervenção do professor. Deve-se usar a Matemática como mediadora, estimulando-se a contagem até que todos constatem que têm cada um 10 canudinhos. Se um aluno juntar mais de 10, deve-se questioná-lo sobre o que fazer.

O jogo termina dando vez ao grupo que ainda não venceu.


fonte: http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário