Objetivo: Trabalhar a
contagem, a comparação de quantidades e correspondência, além da fixação de
cores e da socialização.
Material Necessário:
canudinhos de plástico de diversas cores e giz de cera das mesmas cores dos
canudos.
Número de jogadores: Grupos
de 5 alunos.
Desenvolvimento: Os
integrantes de cada grupo somarão esforços para vencer o jogo. Cada aluno
deverá receber 10 canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. Primeiro, o
professor deve incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se certifique
de que possui realmente 10 canudos. Feito isso o professor sorteia um giz de
cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor,
devendo o grupo em seguida somar o total de seus canudos com cor idêntica ao do
giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela
cor.
Para ajudar na fixação das
cores, pode-se usar no jogo canudinhos e giz com cores próximas, como por
exemplo, amarelo e alaranjado. Os alunos devem fazer a classificação correta e,
se houver dúvida, o professor pode levantar a discussão, nos grupos.
Para trabalhar a
sociabilização, o professor pode pedir aos alunos que coloquem os canudinhos da
cor selecionada no meio da roda, junto com os dos colegas do grupo, trabalhando
assim o sentimento de posse que os alunos demonstram fortemente.
A etapa seguinte do jogo
consiste na retomada, pelos alunos, dos canudinhos que haviam colocado no
centro do círculo. Mais uma vez se manifesta o individualismo e o sentimento de
posse. Os alunos brigam para pegar o maior número possível de canudos e muitas
vezes solicitam a intervenção do professor. Deve-se usar a Matemática como
mediadora, estimulando-se a contagem até que todos constatem que têm cada um 10
canudinhos. Se um aluno juntar mais de 10, deve-se questioná-lo sobre o que
fazer.
O jogo termina dando vez ao
grupo que ainda não venceu.
fonte: http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário