O professor e demais colegas de sala de aula devem
sempre ajudar o aluno sem fazer as atividades por ele.
O desafio principal na inclusão dos alunos
com deficiência intelectual é garantir que ele avance na aquisição da leitura e
da escrita, contribuindo com o trabalho da turma de alguma maneira e dentro das
suas possibilidades.
Antecipar as etapas e deixar que o aluno
repita e execute atividades com ajuda do professor responsável pela sala de
recursos multifuncional, é uma ação importantíssima para que ele consiga
discutir o tema junto dos colegas em sala. Peça para que ele destaque nos
textos lidos algumas palavras-chave, o que pode ser feito no contraturno.
Flexibilize o gênero que está sendo
trabalhado com a turma, propondo que o aluno com deficiência intelectual
elabore listas que serão utilizadas em alguma etapa do projeto. Durante as
produções coletivas, coloque imagens e palavras-chave no quadro para que esse
aluno possa consultá-las e assim, contribua para o desenvolvimento da tarefa.
Nas atividades em grupo, organize uma equipe
favorável à participação do aluno com deficiência intelectual (amigos, alunos
com facilidade de relacionamento etc.). Quando necessário, coloque-o para
trabalhar junto a um colega, ainda dentro do grupo, que deverá dividir com ele
as atividades a serem realizadas.
Se a coordenação motora do aluno ainda não
estiver tão desenvolvida, inclua papéis em tamanho maior e lápis ou canetas com
pontas mais grossas. Oriente os pais ou solicite do AEE (Atendimento Educacional Especializado) em como ajudar o aluno em casa,
sem realizar a atividade por ele.
Extraído de:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário