As sugestões a seguir, foram retiradas de site da internet ou fazem parte de arquivos pessoas dos cursos realizados no decorrer do ano.
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Compreender o valor posicional dos algarismos
no sistema decimal; Estimular o cálculo mental; Desenvolver habilidades manuais e visuais fazendo
comparações e percebendo equivalências; Reconhecer propriedades e relações entre as
ordens e classes dos números.
O jogo
consiste na soma dos valores obtidos nos dados, com objetivo de facilitar o
entendimento da noção real do número inteiro e da passagem da unidade para
dezena, da dezena para centena e da centena para unidade de milhar.
Material
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Dados
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Material dourado
Regras
do jogo
Cada aluno na sua vez jogará dois
dados e pegará a quantidade de cubinhos equivalente à soma das faces dos dois
dados. Se for dez ou mais que dez terá que fazer a troca de dez cubinhos por
uma barrinha (dezena). O segundo jogador e os seguintes farão o mesmo. O vencedor
será quem primeiro conseguir a placa (centena).
Nessa
atividade, os alunos vão perceber que há uma relação entre as peças. A pergunta
a ser feita é: quantas peças menores valem uma maior? Sobrepondo uma às outras,
chegarão a relação de equivalência entre elas.
Abaixo segue um vídeo retirado do blog: http://espacoaprendente.blogspot.com.br/2012/08/material-dourado-jogo-do-nunca-dez.html. Este vídeo mostra um pouco como se joga o jogo "nunca dez".
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