quinta-feira, 24 de julho de 2014

Jogo do nunca e outros

As sugestões a seguir, foram retiradas de site da internet ou fazem parte de arquivos pessoas dos cursos realizados no decorrer do ano.

Objetivos

·         Compreender o valor posicional dos algarismos no sistema decimal; Estimular o cálculo mental; Desenvolver habilidades manuais e visuais fazendo comparações e percebendo equivalências; Reconhecer propriedades e relações entre as ordens e classes dos números.

            O jogo consiste na soma dos valores obtidos nos dados, com objetivo de facilitar o entendimento da noção real do número inteiro e da passagem da unidade para dezena, da dezena para centena e da centena para unidade de milhar.

Material
·         Dados
·         Material dourado

     Regras do jogo
            Cada aluno na sua vez jogará dois dados e pegará a quantidade de cubinhos equivalente à soma das faces dos dois dados. Se for dez ou mais que dez terá que fazer a troca de dez cubinhos por uma barrinha (dezena). O segundo jogador e os seguintes farão o mesmo. O vencedor será quem primeiro conseguir a placa (centena).
Nessa atividade, os alunos vão perceber que há uma relação entre as peças. A pergunta a ser feita é: quantas peças menores valem uma maior? Sobrepondo uma às outras, chegarão a relação de equivalência entre elas.















Abaixo segue um vídeo retirado do blog: http://espacoaprendente.blogspot.com.br/2012/08/material-dourado-jogo-do-nunca-dez.html. Este vídeo mostra um pouco como se joga o jogo "nunca dez".






Nenhum comentário:

Postar um comentário