Encontrei esta sugestão no blog http://www.ideiacriativa.org/. É uma sugestão para se utilizar fantoches de palito ao contar história. Logo abaixo da história tem molde dos fantoches. Esta história possibilita explorar alguns conceitos matemáticos.
SUGESTÕES DE HISTÓRIA:
Inicie a aula contando a seguinte história.
Era uma vez 3 irmãozinhos, duas meninas gêmeas e um menininho (trabalhe aqui conceito igual
e diferente).
Eles queriam vestir uma linda roupinha pra ir à festa de aniversário de um amiguinho.
Mamãe bem contente separou cada uma, disse a Lolita você é a
nº 1 ao Pedro ela disse você é o 3 e a Sarah ela disse, você é o 2.
Peça que as crianças identifiquem, Pedro, Sarah e Lolita
pelos numerais e prossiga.
Separadas as roupas e sabendo seu número restava aos irmãos
saber qual vestir.
Lolita olhou pra Sarah confusa. Sarah olhou pra Pedro pedindo ajuda e agora o
que fazer? (Os três olharam pra você ...). Divida as crianças em grupos de 3 e dê-lhes um tempo pra
resolver. Ao fim da tarefa prossiga dizendo...
Sarah, Lolita e Pedro agradeceram a vocês por conseguirem
resolver seu problema e seguiram pra festa de seu amiguinho.
Como você acha que era o nome desse amiguinho?
Quantos anos ele estava fazendo?
Você acha que a festa foi animada?
Qual você acha que foi o tema da festa?
Quem na sua opinião ficou melhor vestido?
(Finalize distribuindo bexigas da festa de aniversário do
suposto amiguinho com um pedacinho minúsculo de bolo confeitado pra cada um.)
A intenção aqui é que eles indaguem a cerca do pedaço de
bolo ao que você deve aproveitar pra fazer uma comparação entre o bolo e a
bexiga e assim trabalhar o conceito, maior e menor.
Termine informando que a festa era de um amiguinho
pequenino e que Lolita , Pedro e Sarah muito felizes e agradecidos
enviaram -lhes um pedaço do bolo do aniversariante.
PS: Use fantoches no palito pra contar a história, é simples
de fazer e as crianças adoram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário