terça-feira, 22 de julho de 2014

Coordenação motora...

A seguir algumas sugestões para se desenvolver a coordenação motora, segundo Simaia Sampaio (Psicopedagoga clínica e Neuropsicóloga):

Você poderá trabalhar a coordenação motora com alguns materiais:

- Canudos coloridos, o aluno irá cortar em pedaços pequenos, depois encaixar num barbante ou nylon. Pode trabalhar repetição de sequência de cores também;

- Faça o mesmo processo com miçangas;

- Pegue um folha de EVA ou papel paraná grosso, faça vários furos. Poderá fazer formando uma figura. Com um cadarço o aluno irá passando pelos buracos como um costurado (alinhavo);

- Faça bolas de malabarismo com folhas de revista: peça ao aluno que amasse as folhas, amassa uma, a segunda em cima da primeira, a terceira em cima da segunda e assim por diante até ficar do tamanho de uma bola de frescobol. Peça para o aluno amassar bem, irá trabalhar sua musculatura da mão. Depois passa uma fita crepe larga transparente nela toda. Ela irá ficar durinha. Com duas dessas bolas peça para o aluno fazer malabarismo;

- Fique em pé de um lado e o aluno do outro. Ao mesmo tempo que você joga a bola para ele, ele irá jogar para você. Ele terá que concentrar o olhar na bola que você jogou não na dela (para alguns alunos isso é difícil);

- Recorte ao meio duas garrafas pets de 2 litros. Aproveite a parte da tampa. Coloque a bola ali dentro e jogue com o aluno;

- Utilize o jogo Pega varetas;

- Pegue duas bolinhas daquelas que vendem em farmácia de fisioterapia. Peça que o aluno amasse as duas ao mesmo tempo. Faça 3 séries de 10. Irá fortalecer a musculatura da mão;

- Jogo resta um trabalha a pinça;

- jogo 5 Marias com pedrinhas ou saquinhos que você poderá fazer com o aluno com feltro;

- Rasgar papeis de revistas ou jornais. Pode aproveitar depois para fazer alguma arte com as bolinhas de papel: colar em um coração, por exemplo, ou na copa da árvore.


Exercícios de coordenação motora fina

*Rasgar papel livremente utilizando, de início, papéis que não ofereçam muita resistência ao serem rasgados. • Rasgar papel em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos.


*Recortar com tesoura:• Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.• Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.• Recortar tiras de papel largas e compridas.• Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.

*Colar:• Colar recortes em folha de papel, livremente.• Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.• Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.• Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.• Colar recortes sobre apenas uma linha diagonal.

*Modelar:• Modelar com massa e argila e formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura), quadrangulares (como tijolo), etc.

*Perfurar:• Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem carga.• Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.• Perfurar o contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las apenas perfurando.

*Bordar:• Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.• De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme. Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis. • Bordar em talagarça. • Alinhavar em cartões de cartolina.• Pregar botões.

*Manchar e traçar:• Fazer os quatro exercícios seguintes usando inicialmente giz de cera e depois pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto.•
Fazer manchas em folha de papel, livremente.•
Fazer manchas dentro de figuras grandes.•
Fazer manchas sobre uma linha.•
Fazer manchas entre linhas paralelas, de início distantes e depois mais próximas.•

Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas paralelas.•
No papel sulfite, entre as linhas paralelas, traçar várias linhas com lápis de cor, cada uma de uma cor (traço do arco-íris).• Traçar linhas sobre desenhos e letras pontilhadas em papel sulfite.

*Pintar:• Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.

*Dobrar:• Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas (horizontais e verticais) marcadas na folha. • Dobrar guardanapos de papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às bordas. • Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor, etc.)


Exercícios Grafomotores:
• Passar o dedo indicador da mão dominante sobre uma reta horizontal traçada pelo educador, com giz, no quadro. Seguir a orientação da esquerda para a direita. • Com o dedo indicador, traçar uma mesma reta no ar, de olhos abertos. Repetir o exercício de olhos fechados. • Passar giz sobre o traço feito pelo educador. Fazer outros traços iguais ao lado.• Pintar o mesmo traço em papel, com pincel grosso e tinta.

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