segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PENSAR, BRINCAR E APRENDER...

Como diz Oliver Wendell Holmes, “Nós não paramos de brincar porque envelhecemos, mas envelhecemos porque paramos de brincar”.


Para a criança, “o brincar” é tão importante quanto alimentar-se. E criança que brinca é criança feliz. Exercícios que estimulem a capacidade de raciocínio desde cedo constroem adultos confiantes, inteligentes e os prepara para lidar com as adversidades da vida, além de os ensinar a valorizar sua autoestima.

Atividades de colorir, ligar pontos, desenhar, escrever, criar seres por meio de sombras, brincar com palitinhos, encontrar saídas em labirintos, completar sequências, resolver exercícios de lógica, entre outras, podem parecer, a princípio, apenas diversão, mas o que se verifica são valiosas ferramentas para o aprimoramento da cognição, que é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre tudo que é captado por meio dos cinco sentidos.

É muito importante que os pais estimulem e orientem a criança, desde pequena, mas não realizem para ela os exercícios. Faça-a pensar, aponte exemplos e estimule-a para as brincadeiras.

Fonte: Raciocínio e Lógica para crianças: quebra-cabeça, brincadeiras e atividades, nº 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário