terça-feira, 19 de agosto de 2014

Esquema Corporal

É muito importante conscientizar o aluno a respeito da potencialidade de seu corpo e do modo como ele funciona. Essa noção é fundamental para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à coordenação, à expressão e à aprendizagem de forma geral. Por isso, é fundamental fazer com que o aluno compreenda o esquema corporal para ajudá-lo a se perceber no mundo.
Organizar os alunos num local onde haja espaço aberto e falar sobre as várias partes do corpo humano. Pode-se utilizar a brincadeira "Seu mestre mandou". Diga aos alunos: Seu mestre mandou! Os alunos respondem: Fazer o quê? O professor as orienta a realizar movimentos com o corpo, tais como: abaixar, levantar, pular, coçar a cabeça, fechar os olhos, abrir bem a boca, fechar a boca fazendo um bico, levantar um braço, levantar os dois braços, puxar a orelha, pular com um pé só, coçar o nariz, etc.
Depois de explorar bem o esquema corporal, levar os alunos para a frente de um espelho grande, no qual possam se olhar por inteiro. Permitir que façam suas observações e intervir quando for necessário. Levantar algumas hipóteses para ajudá-los nos esquemas mentais, tais como: "Se tirarmos uma foto do que está no espelho, o que vai aparecer na foto? Vamos tentar?". 
Após esse trabalho, entregar os moldes dos personagens circenses aos alunos para que eles os confeccionem. Não esquecer de colar num papel mais firme e colocar todas as peças nos seus devidos lugares antes de prendê-las.  Logo abaixo os moldes.





Fonte: Projetos Escolares - Educação Infantil, nº 70.

Um comentário: