domingo, 24 de agosto de 2014

Leitura e compreensão

A seguir alguns textos para leitura, compreensão e interpretação oral ou escrita.
                                                                      
Ÿ LEIA O TEXTO

        AS FÉRIAS JÁ SE VÃO E AS AULAS RECOMEÇARAM. 
       MESMO ASSIM, TODAS AS TARDES, O JOÃO LEVA O SEU CÃOZINHO A PASSEAR.
       O CÃO CORRE À FRENTE DO DONO, ABANANDO ALEGREMENTE A CAUDA.
       NUM DESSES DIAS, DE REPENTE, PAROU. ESPETOU AS ORELHAS, ESTENDEU O FOCINHO E PÔS-SE A FAREJAR.
        AVISTOU UMA FLOR COMO NUNCA TINHA VISTO.
       PENSOU QUE ERA BONITA PARA OFERECER AO DONO E RESOLVEU APANHÁ-LA.
       MAL CORREU, A “FLOR” VOOU. PAROU ESPANTADO. TORNOU A CORRER E A “FLOR” VOLTOU A VOAR. OLHOU PARA O DONO COM AR DE ADMIRAÇÃO. JOÃO CHAMOU-LHE E DISSE-LHE:
-          NÃO PERCEBEU QUE ERA UMA BORBOLETA?!

Ÿ RESPONDE E COMPLETA

1.    COMO SE CHAMA O MENINO?
_________________________________________________________

2.    QUE FAZ TODAS AS TARDES, DEPOIS DAS AULAS?
_________________________________________________________

3.    O JOÃO SERÁ MAIS NOVO, MAIS VELHO, OU TERÁ A MESMA IDADE QUE VOCÊ?
_________________________________________________________

4.    UM DIA, O CÃO PAROU DE REPENTE. PORQUÊ?
_________________________________________________________

5.    AFINAL A “FLOR” ERA UMA ____________________.

6.    INVENTE UM NOME PARA O CÃOZINHO E ESCREVA-O. _______________________

7.    LEIA AS AFIRMAÇÕES E ESCREVA CERTO OU ERRADO.

AS FÉRIAS ACABARAM HÁ POUCO TEMPO.__________________________________
O MENINO LEVA O CÃO A PASSEAR ANTES DAS AULAS.__________________________
O JOÃO TRATA MUITO BEM O SEU CÃOZINHO.________________________________


1.    ESCREVA SINÔNIMOS DE:

         AVISTAR-____________________
         ESPANTADO-___________________
         PERCEBEU-__________________

2.    ESCREVE ANTÔNIMOS DE:

         À FRENTE-____________________
         ALEGREMENTE-_________________
         BONITA-______________________

3.    ESCREVA UMA FRASE NA FORMA:

          AFIRMATIVA:_______________________________________________
          NEGATIVA:________________________________________________


          AS FÉRIAS TERMINARAM HÁ POUCOS DIAS. RECORDE ESSE TEMPO E ESCREVA ALGUMAS FRASES SOBRE AS SUAS FÉRIAS: ONDE PASSOU; COM QUEM BRINCOU; O QUE MAIS GOSTOU. INVENTE UM TÍTULO PARA O SEU TEXTO E ESCREVA-O.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



 LEIA ATENTAMENTE O TEXTO.


            JÁ SE NOTA QUE ESTAMOS NO INVERNO. O VENTO SOPRA COM FORÇA, EMPURRANDO NA SUA FRENTE NUVENS NEGRAS E A CHUVA CAI, CADA  VEZ COM MAIS FORÇA. A ÁGUA CORRE NAS RUAS COMO UM RIBEIRO.
            AS GOTAS BATEM NOS VIDROS DAS JANELAS E SOBRE OS TELHADOS – TIM! TIM! TIM!... PARECE QUE ESTÃO A CUMPRIMENTAR OS MENINOS DA ESCOLA E A DIZER-LHES:
          - NÃO ESTEJA TRISTE POR NÃO PODER BRINCAR NA RUA. A CHUVA É NECESSÁRIA PARA REGAR OS CAMPOS. OLHE PARA AS ÁRVORES, PARA A RELVA E PARA AS HORTAS! REPARE COMO ESTÃO LAVADAS E FRESCAS.
            AS CRIANÇAS CONCORDARAM.
           A CHUVA, DURANTE O INVERNO, É POR VEZES DESAGRADÁVEL. MAS É MUITO PRECISA. SEM ELA, AS PLANTAS NÃO PODERIAM CRESCER E OS ANIMAIS NÃO TERIAM QUE COMER. NO VERÃO, NÃO HAVERIA ÁGUA NOS POÇOS. PLANTAS E ANIMAIS ACABARIAM POR MORRER DE SEDE.


COMPREENSÃO DO TEXTO


1-    QUAIS SÃO AS DUAS ESTAÇÕES DO ANO REFERIDAS NO TEXTO?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

2-    QUEM É QUE PARECE ESTAR A CUMPRIMENTAR OS MENINOS DA ESCOLA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

3-    AS CRIANÇAS PODIAM IR BRINCAR NA RUA? PORQUÊ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

4-    DEPOIS DE UMA BOA CHUVA, QUAL É O ASPECTO DAS ÁRVORES, DA RELVA E DAS HORTAS?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

5-    QUE ACONTECERIA ÀS PLANTAS E AOS ANIMAIS SE NÃO CHOVESSE?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

6- COPIE DO TEXTO ALGUMAS FRASES QUE MOSTREM COMO É O TEMPO, DURANTE O INVERNO.
___________________________________________________________________









Mais atividades:
1-    ESCREVA O SIGNIFICADO DE:

...NUVENS NEGRAS - ____________________
...A CHUVA É NECESSÁRIA - ____________________
           
2-    ESCREVA O ANTÔNIMO DE:

TRISTES - ______________
LAVADAS - _____________
FRESCAS - ______________

3-    LEIA O TEXTO.

PELA RUA ABAIXO
VAI UM RABANETE
COLARINHO ALTO
DEDO NO COLETE.

      NA CABEÇA, BIMBA
      DANÇA-LHE A CARTOLA.
      TROPEÇA EM SI MESMO
      CAI NO CHÃO, REBOLA.

DE NOVO AO ATAQUE
VOLTA A REINAÇÃO.
INDA HÁ-DE SER NABO
NA TELEVISÃO.

      VIRGÍLIO ALBERTO VIEIRA


            COMPLETE:

                        ESTE TEXTO É UMA _______________. É COMPOSTA POR __________ VERSOS.
                        OS VERSOS ESTÃO AGRUPADOS QUATRO A QUATRO. CADA GRUPO DE QUATRO VERSOS É UMA _________.
                        NA PRIMEIRA QUADRA, O 1.º VERSO RIMA COM O __________ E O 2.º RIMA COM O ____________.
 O AUTOR DESTA POESIA CHAMA-SE _______________________________________________.
           UM ESCRITOR QUE ESCREVE POESIA CHAMA-SE _______________________.


COMPOSIÇÃO


                        “A CHUVA É MUITO PRECISA.” RECORDE O TEXTO E ESCREVA ALGUMAS FRASES SOBRE A IMPORTÂNCIA E A UTILIDADE DA CHUVA.


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Coração conta diferente

         — Ai...
         — O que é que você tem, Tiago?
         Quem falou ai fui eu. Quem me perguntou o que é que eu tinha foi o Renato, que fica sentado do meu lado e pode vigiar tudo o que faço. Ele deve ter pensado que alguma coisa estava doendo. Mas esse ai não era de dor.
         Então, suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas do meu caderno. E pra dentro, baixinho, pra ninguém escutar, eu gemi: Ai, Adriana...
          É que ela levantou para ir ao quadro. Logo hoje que ela soltou o cabelo comprido daquele rabo-de-cavalo que ela costuma usar. O cabelo dela é tão lindo... Parece de seda e tem um brilho que eu ia dizer que parece o Sol. Mas a Adriana tem cabelos pretos e Sol moreno fica meio esquisito.
         — Tá errado, tia! Tá errado! — gritou toda esganiçada a Catarina.
      A tia então mandou a Adriana sentar. A Catarina correu e meteu o apagador em cima daqueles números tão bem desenhados, corrigindo com um 35 tão sem graça quanto a sua voz.
        Adriana voltou pro lugar dela e eu nem pude ver se ela estava com a cara muito vermelha. Ela ficou com a cabeça abaixada um tempão. Eu senti que ela estava triste e fiquei muito triste também. Aí, arranquei a beiradinha da última página do meu caderno e escrevi:
         Não liga, Adriana. O 45 que você escreve é tão lindo quanto o seu cabelo.
         Dobrei meu bilhete. Fiz bem depressa uma bolinha com o bilhete dobrado, mirei e joguei. Ela caiu no colo da Adriana.
      Meu coração bateu depressa. Ai, ai, ai, meu coração martelando tantos ais no peito. A Adriana foi desamassando o bilhete bem devagar. Ela leu, depois guardou dentro do estojo. Nem olhou pro meu lado. De repente me lembrei de uma coisa terrível: EU NÃO TINHA POSTO O MEU NOME NO PAPEL!
         Nisso, a tia me chamou. Eu só pensava naquela confusão.
         —Tá errado! Tá errado! Deixa eu fazer, tia?
       Eu olhei pro quadro e entendi... 8 x 6 = 36... A tia me mandou sentar. Fui, morrendo de sem graça.
     Cheguei na minha carteira e vi uma bolinha  de papel bem em cima do meu caderno. Quando ninguém estava mais olhando, eu disfarcei e abri:
         Eu também me amarro no seu 36.
         No cantinho do papel estava assinado: Adriana
Coração conta diferente. Lino de Albergaria São Paulo: Scipione, 1992.

1- Analise o texto lido e use V (verdadeiro) ou F (falso):

(     ) O texto é uma narrativa.
(     ) O texto pode ser considerado um poema porque está escrito em versos.
(     ) O autor transcreve as falas das personagens, por meio do discurso direto.
(     ) O narrador é personagem porque participa das ações da história contada.
(     ) O narrador é observador, porque não participa da história contada.

2- Faça a correspondência, de acordo com o texto:

(A) Tiago                    (     )  Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato                  (     )  Narra a história.
(C) Adriana                (     )  Senta-se  próximo ao narrador.
(D) Catarina               (     ) Tem a voz esganiçada.

3- No 2º parágrafo o narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o texto, o que significa esse “ai”?

4- Como a professora da turma é tratada no texto?
_________________________________________________________________

5- O narrador ia comparar o brilho dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que indica porque a comparação não era boa.

6- Qual personagem do texto descobre o erro de Adriana e corrige os números no quadro?_____________________________________________________________________________________________________________________________

7- Adriana descobriu quem tinha escrito o bilhete para ela? Escreva como você chegou
a essa conclusão?

8- Enumere as ações de acordo com o texto:
(    ) Tiago escreve um bilhete e o joga  para Adriana.
(    ) Catarina grita que a reposta de Adriana está errada.
(    ) Tiago observa Adriana escrevendo no quadro e suspira.
(    ) Adriana erra a resposta.
(    ) Tiago vai  ao quadro e também erra a resposta.
(    ) Adriana retorna para sua carteira e fica de cabeça baixa.

(    ) Adriana responde Tiago escrevendo um bilhete para ele.

9-      A gíria é uma forma de expressão oral ou escrita, usada por determinados grupos em situação de intimidade. Ela faz parte da linguagem coloquial.
         As gírias devem ser evitadas em situações formais ou cerimoniosas porque nessas ocasiões deve-se utilizar a linguagem padrão que obedece às regras da Língua Portuguesa.

A partir das informações dadas acima, responda:

a)- Adriana usa uma gíria no bilhete que escreve para Tiago. Que expressão indica essa gíria?_____________________________________________________________
_________________________________________________________________

b)- Por que foi possível o uso da linguagem coloquial no bilhete escrito por Adriana?
_________________________________________________________________

c)-   Reescreva o bilhete de Adriana substituindo a gíria por uma expressão da linguagem padrão, sem alterar o sentido da mensagem.

Trabalhando a Gramática
1- Leia a frase abaixo e marque a alternativa correta:
Então, suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas do meu caderno.

       A palavra destacada é um:
A – pronome oblíquo.
B – pronome pessoal do caso reto.
C – pronome possessivo.
D – pronome demonstrativo.

2- Retire do texto:

a) do 3º parágrafo um pronome pessoal do caso reto: ___________________
b) do 16º parágrafo, um pronome possessivo:______________________

3- Classifique os pronomes destacados na estrofe do poema abaixo:
           O rio passa...
           Não passa sozinho.
           Ele leva consigo
           o que encontrar,
           deslizando depressa
           em busca do mar...

1- Analise o texto lido e use V (verdadeiro) ou F (falso):

(    ) O texto é uma narrativa.
(    ) O texto pode ser considerado um poema porque está escrito em versos.
(    ) O autor transcreve as falas das personagens, por meio do discurso direto.
(    ) O narrador é personagem porque participa das ações da história contada.
(    ) O narrador é observador, porque não participa da história contada.

2- Faça a correspondência, de acordo com o texto:

(A) Tiago                    (    )  Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato                  (    )  Narra a história.
(C) Adriana                 (    )  Senta-se  próximo ao narrador.
(D) Catarina                (    ) Tem a voz esganiçada.

3- No 2º parágrafo o narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o texto, o que significa esse “ai”______________________________________
_________________________________________________________________
4- Como a professora da turma é tratada no texto?
_________________________________________________________________
5- O narrador ia comparar o brilho dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que indica porque a comparação não era boa.
_________________________________________________________________
6- Qual personagem do texto descobre o erro de Adriana e corrige os números no quadro?
_________________________________________________________________
7- Adriana descobriu quem tinha escrito o bilhete para ela? Escreva como você chegou
a essa conclusão?
______________________________________________________
_________________________________________________________________
8- Enumere as ações de acordo com o texto:
(      ) Tiago escreve um bilhete e o joga  para Adriana.
(      ) Catarina grita que a reposta de Adriana está errada.
(      ) Tiago observa Adriana escrevendo no quadro e suspira.
(      ) Adriana erra a resposta.
(      ) Tiago vai  ao quadro e também erra a resposta.
(      ) Adriana retorna para sua carteira e fica de cabeça baixa.

(      ) Adriana responde Tiago escrevendo um bilhete para ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário