LEIA O TEXTO
AS FÉRIAS JÁ SE VÃO E AS AULAS
RECOMEÇARAM.
MESMO ASSIM, TODAS AS TARDES, O JOÃO LEVA O SEU CÃOZINHO A PASSEAR.
MESMO ASSIM, TODAS AS TARDES, O JOÃO LEVA O SEU CÃOZINHO A PASSEAR.
O CÃO CORRE À FRENTE DO DONO, ABANANDO
ALEGREMENTE A CAUDA.
NUM DESSES DIAS, DE REPENTE, PAROU.
ESPETOU AS ORELHAS, ESTENDEU O FOCINHO E PÔS-SE A FAREJAR.
AVISTOU UMA FLOR COMO NUNCA TINHA
VISTO.
PENSOU QUE ERA BONITA PARA OFERECER AO
DONO E RESOLVEU APANHÁ-LA.
MAL CORREU, A “FLOR” VOOU. PAROU
ESPANTADO. TORNOU A CORRER E A “FLOR” VOLTOU A VOAR. OLHOU PARA O DONO COM AR
DE ADMIRAÇÃO. JOÃO CHAMOU-LHE E DISSE-LHE:
-
NÃO
PERCEBEU QUE ERA UMA BORBOLETA?!
RESPONDE E COMPLETA
1.
COMO
SE CHAMA O MENINO?
_________________________________________________________
2.
QUE
FAZ TODAS AS TARDES, DEPOIS DAS AULAS?
_________________________________________________________
3.
O
JOÃO SERÁ MAIS NOVO, MAIS VELHO, OU TERÁ A MESMA IDADE QUE VOCÊ?
_________________________________________________________
4.
UM
DIA, O CÃO PAROU DE REPENTE. PORQUÊ?
_________________________________________________________
5.
AFINAL
A “FLOR” ERA UMA ____________________.
6.
INVENTE
UM NOME PARA O CÃOZINHO E ESCREVA-O. _______________________
7.
LEIA AS
AFIRMAÇÕES
E ESCREVA CERTO OU ERRADO.
AS FÉRIAS
ACABARAM HÁ POUCO TEMPO.__________________________________
O MENINO LEVA O
CÃO A PASSEAR ANTES DAS AULAS.__________________________
O JOÃO TRATA
MUITO BEM O SEU CÃOZINHO.________________________________
1.
ESCREVA
SINÔNIMOS DE:
AVISTAR-____________________
ESPANTADO-___________________
PERCEBEU-__________________
2.
ESCREVE
ANTÔNIMOS DE:
À FRENTE-____________________
ALEGREMENTE-_________________
BONITA-______________________
3.
ESCREVA
UMA FRASE NA FORMA:
AFIRMATIVA:_______________________________________________
NEGATIVA:________________________________________________
AS FÉRIAS TERMINARAM HÁ POUCOS DIAS.
RECORDE ESSE TEMPO E ESCREVA ALGUMAS FRASES SOBRE AS SUAS FÉRIAS: ONDE PASSOU;
COM QUEM BRINCOU; O QUE MAIS GOSTOU. INVENTE UM TÍTULO PARA O SEU TEXTO E
ESCREVA-O.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO.
JÁ SE NOTA QUE ESTAMOS NO
INVERNO. O VENTO SOPRA COM FORÇA, EMPURRANDO NA SUA FRENTE NUVENS NEGRAS E A
CHUVA CAI, CADA VEZ COM MAIS FORÇA. A
ÁGUA CORRE NAS RUAS COMO UM RIBEIRO.
AS GOTAS
BATEM NOS VIDROS DAS JANELAS E SOBRE OS TELHADOS – TIM! TIM! TIM!... PARECE QUE
ESTÃO A CUMPRIMENTAR OS MENINOS DA ESCOLA E A DIZER-LHES:
- NÃO ESTEJA TRISTE POR NÃO PODER BRINCAR NA RUA. A CHUVA É NECESSÁRIA PARA REGAR OS CAMPOS. OLHE PARA AS ÁRVORES, PARA A RELVA E PARA AS HORTAS! REPARE COMO ESTÃO LAVADAS E FRESCAS.
- NÃO ESTEJA TRISTE POR NÃO PODER BRINCAR NA RUA. A CHUVA É NECESSÁRIA PARA REGAR OS CAMPOS. OLHE PARA AS ÁRVORES, PARA A RELVA E PARA AS HORTAS! REPARE COMO ESTÃO LAVADAS E FRESCAS.
AS
CRIANÇAS CONCORDARAM.
A CHUVA,
DURANTE O INVERNO, É POR VEZES DESAGRADÁVEL. MAS É MUITO PRECISA. SEM ELA, AS
PLANTAS NÃO PODERIAM CRESCER E OS ANIMAIS NÃO TERIAM QUE COMER. NO VERÃO, NÃO
HAVERIA ÁGUA NOS POÇOS. PLANTAS E ANIMAIS ACABARIAM POR MORRER DE SEDE.
COMPREENSÃO DO TEXTO
1- QUAIS SÃO AS DUAS ESTAÇÕES DO
ANO REFERIDAS NO TEXTO?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
2- QUEM É QUE PARECE ESTAR A
CUMPRIMENTAR OS MENINOS DA ESCOLA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
3- AS CRIANÇAS PODIAM IR BRINCAR NA RUA? PORQUÊ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
4- DEPOIS DE UMA BOA CHUVA, QUAL
É O ASPECTO DAS ÁRVORES, DA RELVA E DAS HORTAS?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
5- QUE ACONTECERIA ÀS PLANTAS E
AOS ANIMAIS SE NÃO CHOVESSE?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
6- COPIE DO TEXTO ALGUMAS
FRASES QUE MOSTREM COMO É O TEMPO, DURANTE O INVERNO.
___________________________________________________________________
Mais atividades:
1- ESCREVA O SIGNIFICADO DE:
...NUVENS NEGRAS -
____________________
...A CHUVA É NECESSÁRIA -
____________________
2- ESCREVA O ANTÔNIMO DE:
TRISTES - ______________
LAVADAS - _____________
FRESCAS - ______________
3- LEIA O TEXTO.
PELA RUA ABAIXO
VAI UM RABANETE
COLARINHO ALTO
DEDO NO COLETE.
NA CABEÇA, BIMBA
DANÇA-LHE A CARTOLA.
TROPEÇA EM SI
MESMO
CAI NO CHÃO, REBOLA.
DE NOVO AO ATAQUE
VOLTA A REINAÇÃO.
INDA HÁ-DE SER NABO
NA TELEVISÃO.
VIRGÍLIO ALBERTO VIEIRA
COMPLETE:
ESTE
TEXTO É UMA _______________. É COMPOSTA POR __________ VERSOS.
OS
VERSOS ESTÃO AGRUPADOS QUATRO A QUATRO. CADA GRUPO DE QUATRO VERSOS É UMA
_________.
NA
PRIMEIRA QUADRA, O 1.º VERSO RIMA COM O __________ E O 2.º RIMA COM O
____________.
O
AUTOR DESTA POESIA CHAMA-SE _______________________________________________.
UM
ESCRITOR QUE ESCREVE POESIA CHAMA-SE _______________________.
COMPOSIÇÃO
“A CHUVA É MUITO
PRECISA.” RECORDE O TEXTO E ESCREVA ALGUMAS FRASES SOBRE A IMPORTÂNCIA E A
UTILIDADE DA CHUVA.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Coração conta diferente
— Ai...
— O que é que você tem, Tiago?
Quem falou ai fui eu. Quem me
perguntou o que é que eu tinha foi o Renato, que fica sentado do meu lado e
pode vigiar tudo o que faço. Ele deve ter pensado que alguma coisa estava
doendo. Mas esse ai não era de dor.
Então, suspirei de novo, mas agora sem
falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas do meu
caderno. E pra dentro, baixinho, pra ninguém escutar, eu gemi: Ai, Adriana...
É que ela levantou para ir ao quadro.
Logo hoje que ela soltou o cabelo comprido daquele rabo-de-cavalo que ela
costuma usar. O cabelo dela é tão lindo... Parece de seda e tem um brilho que
eu ia dizer que parece o Sol. Mas a Adriana tem cabelos pretos e Sol moreno
fica meio esquisito.
— Tá errado, tia! Tá errado! — gritou
toda esganiçada a Catarina.
A tia então mandou a Adriana sentar. A
Catarina correu e meteu o apagador em cima daqueles números tão bem desenhados,
corrigindo com um 35 tão sem graça quanto a sua voz.
Adriana voltou pro lugar dela e eu
nem pude ver se ela estava com a cara muito vermelha. Ela ficou com a cabeça
abaixada um tempão. Eu senti que ela estava triste e fiquei muito triste
também. Aí, arranquei a beiradinha da última página do meu caderno e escrevi:
Não liga, Adriana. O 45 que você
escreve é tão lindo quanto o seu cabelo.
Dobrei meu bilhete. Fiz bem depressa uma
bolinha com o bilhete dobrado, mirei e joguei. Ela caiu no colo da Adriana.
Meu coração bateu depressa. Ai, ai, ai, meu
coração martelando tantos ais no peito. A Adriana foi desamassando o bilhete
bem devagar. Ela leu, depois guardou dentro do estojo. Nem olhou pro meu lado.
De repente me lembrei de uma coisa terrível: EU NÃO TINHA POSTO O MEU NOME NO
PAPEL!
Nisso, a tia me chamou. Eu só pensava
naquela confusão.
—Tá errado! Tá errado! Deixa eu fazer,
tia?
Eu olhei pro quadro e entendi... 8 x 6 =
36... A tia me mandou sentar. Fui, morrendo de sem graça.
Cheguei na minha carteira e vi uma
bolinha de papel bem em cima do meu
caderno. Quando ninguém estava mais olhando, eu disfarcei e abri:
Eu também me amarro no seu 36.
No cantinho do papel estava assinado:
Adriana
Coração conta diferente. Lino
de Albergaria São Paulo: Scipione, 1992.
1- Analise o texto lido e
use V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O texto é uma narrativa.
( ) O texto pode ser considerado um poema
porque está escrito em versos.
( ) O autor transcreve as falas das personagens,
por meio do discurso direto.
( ) O narrador é personagem porque participa
das ações da história contada.
( ) O narrador é observador, porque não
participa da história contada.
2- Faça a correspondência,
de acordo com o texto:
(A) Tiago ( )
Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato ( )
Narra a história.
(C) Adriana ( )
Senta-se próximo ao narrador.
(D) Catarina ( ) Tem a voz esganiçada.
3- No 2º parágrafo o
narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o
texto, o que significa esse “ai”?
4- Como a professora da
turma é tratada no texto?
_________________________________________________________________
5- O narrador ia comparar o brilho
dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que
indica porque a comparação não era boa.
6- Qual personagem do texto
descobre o erro de Adriana e corrige os números no
quadro?_____________________________________________________________________________________________________________________________
7- Adriana descobriu quem
tinha escrito o bilhete para ela? Escreva como você chegou
a essa conclusão?
8- Enumere as ações de
acordo com o texto:
( ) Tiago escreve um bilhete e o joga para Adriana.
( ) Catarina grita que a reposta de Adriana
está errada.
( ) Tiago observa Adriana escrevendo no
quadro e suspira.
( ) Adriana erra a resposta.
( ) Tiago vai
ao quadro e também erra a resposta.
( ) Adriana retorna para sua carteira e fica
de cabeça baixa.
( ) Adriana responde Tiago escrevendo um
bilhete para ele.
9- A gíria é uma forma de expressão oral ou
escrita, usada por determinados grupos em situação de intimidade. Ela faz parte
da linguagem coloquial.
As gírias devem ser evitadas em
situações formais ou cerimoniosas porque nessas ocasiões deve-se utilizar a
linguagem padrão que obedece às regras da Língua Portuguesa.
A partir das informações
dadas acima, responda:
a)- Adriana usa uma gíria no
bilhete que escreve para Tiago. Que expressão indica essa
gíria?_____________________________________________________________
_________________________________________________________________
b)- Por que foi possível o
uso da linguagem coloquial no bilhete escrito por Adriana?
_________________________________________________________________
c)- Reescreva o bilhete de Adriana substituindo
a gíria por uma expressão da linguagem padrão, sem alterar o sentido da
mensagem.
Trabalhando a Gramática
1- Leia a frase abaixo e
marque a alternativa correta:
Então, suspirei de novo, mas
agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas
do meu caderno.
A palavra destacada é um:
A – pronome oblíquo.
B – pronome pessoal do caso
reto.
C – pronome possessivo.
D – pronome demonstrativo.
2- Retire do texto:
a) do 3º parágrafo um
pronome pessoal do caso reto: ___________________
b) do 16º parágrafo, um
pronome possessivo:______________________
3- Classifique os pronomes
destacados na estrofe do poema abaixo:
O rio passa...
Não passa sozinho.
Ele leva consigo
o que encontrar,
deslizando depressa
em busca do mar...
1- Analise o texto lido e
use V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O texto é uma narrativa.
( ) O texto pode ser considerado um poema
porque está escrito em versos.
( ) O autor transcreve as falas das
personagens, por meio do discurso direto.
( ) O narrador é personagem porque participa
das ações da história contada.
( ) O narrador é observador, porque não
participa da história contada.
2- Faça a correspondência,
de acordo com o texto:
(A) Tiago ( )
Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato ( )
Narra a história.
(C) Adriana ( )
Senta-se próximo ao narrador.
(D) Catarina ( ) Tem a voz esganiçada.
3- No 2º parágrafo o
narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o
texto, o que significa esse “ai”______________________________________
_________________________________________________________________
4- Como a professora da
turma é tratada no texto?
_________________________________________________________________
5- O narrador ia comparar o
brilho dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase
que indica porque a comparação não era boa.
_________________________________________________________________
6- Qual personagem do texto
descobre o erro de Adriana e corrige os números no quadro?
_________________________________________________________________
7- Adriana descobriu quem
tinha escrito o bilhete para ela? Escreva como você chegou
a essa conclusão?
______________________________________________________
_________________________________________________________________
8- Enumere as ações de
acordo com o texto:
( ) Tiago escreve um bilhete e o joga para Adriana.
( ) Catarina grita que a reposta de Adriana
está errada.
( ) Tiago observa Adriana escrevendo no
quadro e suspira.
( ) Adriana erra a resposta.
( ) Tiago vai ao quadro e também erra a resposta.
( ) Adriana retorna para sua carteira e
fica de cabeça baixa.
( ) Adriana responde Tiago escrevendo um
bilhete para ele.
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