Trabalhar as figuras geométricas é o princípio para desenvolver o pensamento matemático e abstrato. Desde a Educação Infantil deve ser explorada, pois as formas estão presentes no cotidiano da criança, mas nem sempre são notadas.
A seguir sugestões de como explorar as FORMAS GEOMÉTRICAS com os alunos lá na Educação Infantil e para as demais turmas cabe ao professor a adaptação.
ATIVIDADE 1: EXPLORADORES DE FORMAS
A atividade envolve uma aventura de caça pela escola. Pedir aos alunos quais formas eles conhecem e separar algumas formas para mostrar a eles. Em círculo identificar as formas e dizer aos alunos que elas estão escondidas por toda parte e eles serão os exploradores de formas geométricas. Pode-se entregar aos alunos em uma folha algumas formas específicas para que eles as encontre na escola. Logo a seguir solicitar que os alunos explorem alguns locais na escola e desvendem onde há formas escondidas. Pode-se começar com a própria sala. A lousa, por exemplo, qual forma lembra? E o relógio? E a mesa? armário... Depois leve os alunos em alguns ambientes da escola e peça que anotem numa folha, em forma de desenho ou de escrita, o que encontraram no formato das formas geométricas. Para concluir esta atividade, poderá expor as folhas com os desenhos ou escrita das formas e lugares encontrados, além de conversação a respeito do que observaram no decorrer da atividade.
ATIVIDADE 2: A FORMA MAIS DESVENDADA
Sugerir aos alunos para organizarem um gráfico das formas geométricas presente na sala de aula. Entregue uma folha de sulfite aos alunos para construírem o gráfico e também as representações das formas geométricas presente em sala em tamanho menor. Contar com os alunos a quantidade das formas existentes na sala e não esquecer de nomeá-las. Anotar num gráfico maior as quantidades existente e posteriormente questioná-los oralmente: qual tem em maior quantidade? qual tem menos? que figura tem apenas uma?
Sugerir aos alunos para organizarem um gráfico das formas geométricas presente na sala de aula. Entregue uma folha de sulfite aos alunos para construírem o gráfico e também as representações das formas geométricas presente em sala em tamanho menor. Contar com os alunos a quantidade das formas existentes na sala e não esquecer de nomeá-las. Anotar num gráfico maior as quantidades existente e posteriormente questioná-los oralmente: qual tem em maior quantidade? qual tem menos? que figura tem apenas uma?
ATIVIDADE 3: DANDO FORMA ÀS FORMAS
Solicitar que os alunos criem desenhos diversos com algumas formas recortadas. O professor poderá fornecer os recortes já prontos ou solicitar que os alunos recortem de uma folha distribuída aos alunos com algumas formas (parecidas com o modelo a seguir). Com as formas recortadas, solicitar que os alunos criem desenhos, tais como: robô, casas, árvores. Organizar as criações em sulfite e expor posteriormente em sala.
Solicitar que os alunos criem desenhos diversos com algumas formas recortadas. O professor poderá fornecer os recortes já prontos ou solicitar que os alunos recortem de uma folha distribuída aos alunos com algumas formas (parecidas com o modelo a seguir). Com as formas recortadas, solicitar que os alunos criem desenhos, tais como: robô, casas, árvores. Organizar as criações em sulfite e expor posteriormente em sala.
Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil - nº 119.
Nenhum comentário:
Postar um comentário