quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Explorando FORMAS GEOMÉTRICAS

Criar figuras e desenvolver o ato de observação por meio das FIGURAS GEOMÉTRICAS.
Trabalhar as figuras geométricas é o princípio para desenvolver o pensamento matemático e abstrato. Desde a Educação Infantil deve ser explorada, pois as formas estão presentes no cotidiano da criança, mas nem sempre são notadas.
A seguir sugestões de como explorar as FORMAS GEOMÉTRICAS com os alunos lá na Educação Infantil e para as demais turmas cabe ao professor a adaptação.

ATIVIDADE 1: EXPLORADORES DE FORMAS

A atividade envolve uma aventura de caça pela escola. Pedir aos alunos quais formas eles conhecem e separar algumas formas para mostrar a eles. Em círculo identificar as formas e dizer aos alunos que elas estão escondidas por toda parte e eles serão os exploradores de formas geométricas. Pode-se entregar aos alunos em uma folha algumas formas específicas para que eles as encontre na escola. Logo a seguir solicitar que os alunos explorem alguns locais na escola e desvendem onde há formas escondidas. Pode-se começar com a própria sala. A lousa, por exemplo, qual forma lembra? E o relógio? E a mesa? armário... Depois leve os alunos em alguns ambientes da escola e peça que anotem numa folha, em forma de desenho ou de escrita, o que encontraram no formato das formas geométricas. Para concluir esta atividade, poderá expor as folhas com os desenhos ou escrita das formas e lugares encontrados, além de conversação a respeito do que observaram no decorrer da atividade.

ATIVIDADE 2: A FORMA MAIS DESVENDADA

Sugerir aos alunos para organizarem um gráfico das formas geométricas presente na sala de aula. Entregue uma folha de sulfite aos alunos para construírem o gráfico e também as representações das formas geométricas presente em sala em tamanho menor. Contar com os alunos a quantidade das formas existentes na sala e não esquecer de nomeá-las. Anotar num gráfico maior as quantidades existente e posteriormente questioná-los oralmente: qual tem em maior quantidade? qual tem menos? que figura tem apenas uma?  


ATIVIDADE 3: DANDO FORMA ÀS FORMAS

Solicitar que os alunos criem desenhos diversos com algumas formas recortadas. O professor poderá fornecer os recortes já prontos ou solicitar que os alunos recortem de uma folha distribuída aos alunos com algumas formas (parecidas com o modelo a seguir). Com as formas recortadas, solicitar que os alunos criem desenhos, tais como: robô, casas, árvores. Organizar as criações em sulfite e expor posteriormente em sala.


Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil - nº 119.


Nenhum comentário:

Postar um comentário