segunda-feira, 18 de agosto de 2014

História em quadrinhos... Compreensão e expressão

As histórias em quadrinhos atuam como uma excelente ferramenta no desenvolvimento de trabalhos na busca de aprimorar a linguagem verbal e não verbal e a expressão dos alunos desde a Educação Infantil.
A história em quadrinhos é uma ótima oportunidade para fazer sondagem de como anda o aprendizado dos alunos, principalmente no início de ano.

PRINCIPAIS OBJETIVOS AO SE EXPLORAR AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:

* Fazer uso da linguagem oral para, individual e coletivamente, interpretar histórias em quadrinhos verbais e não verbais;
* Conhecer as principais características do gênero textual história em quadrinho;
* Observar e familiarizar-se, por meio de histórias em quadrinhos, com as escritas verbal e imagética;
* Participar de situações que envolvam a necessidade da expressão oral, argumentando suas ideias;
* Produzir histórias em quadrinhos, utilizando as linguagens verbal e não-verbal;
* Valorizar suas próprias produções e as produções dos colegas;
* Controlar gradualmente seu próprio movimento, aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar sua coordenação motora para utilização em pequenas dramatizações.

PASSOS PARA EXPLORAR AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:

1º PASSO:

O professor deve selecionar algumas histórias em quadrinhos que contenham apenas linguagem não verbal para explorar com os alunos. Hoje, a utilização da internet contribui para essa seleção. Sugestão: www.turmadamonica.com.br - disponibiliza tirinhas bem interessantes e divertidas para explorar com os alunos.

2º PASSO:

Após selecionar as tirinhas, mostrar aos alunos, deixando interpretar livremente as imagens que eles veem, questionar o que esta acontecendo na história, e como conseguiram compreender a história se não há palavras nela, e por fim, mostrar a importância de cada um dos detalhes da história (cenário, expressão facial, gestos e assim por diante). Explorar com os alunos também os diferentes tipos de balões e seus significados.





3º PASSO:

Providenciar para os alunos organizar em duplas, uma pequena história em quadrinhos com três quadros, um para a introdução, uma para o desenvolvimento e o outro para a conclusão da narrativa, utilizando apenas a linguagem não verbal.

4º PASSO:

Organizar em sala de aula uma exposição com as tirinhas e solicitar que os alunos tentem interpretar as histórias dos outros colegas.


5º PASSO:

Trabalhar com histórias em quadrinhos com balões de fala, contudo de modo que tenha o balão, porém sem a fala para que os alunos tentem compreender o que poderia estar escrito. Solicitar que os alunos criem oralmente as possíveis falas das personagens e posteriormente mostrar a fala original.


6º PASSO:

Solicitar que os alunos produzam pequenas histórias em quadrinhos, utilizando a linguagem verbal.


7º PASSO:

Solicitar que os alunos montem pequenas dramatizações a partir das histórias criadas.

A seguir, duas sugestões de atividades, retiradas da internet, contudo se forem pesquisar encontrarão diversas sugestões.


Dia 30 de Janeiro é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

FONTE: Coleção EDUCAÇÃO Infantil - nº 39.





Nenhum comentário:

Postar um comentário