quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Agrupar e Criar novas palavras

Começar a atividade pronunciando uma palavra para a turma e mostrar como fazer a marcação de cada sílaba a partir da contagem com os dedos. Explique aos alunos que a palavra ESCOLA (ES - CO - LA), por exemplo, possuí três pedaços (sílabas). Os alunos devem observar que, a cada pedaço, se mostrou um dedo, representando três pedaços que formam aquela palavra. Após realizar a atividade com diversas palavras e confirmar que ouve a compreensão dos alunos, iniciar o jogo, que se realizará da seguinte forma: em círculos, solicitar que um aluno diga uma palavra, o próximo aluno precisará observar qual é o último pedaço da palavra e pensar numa nova palavra que inicie com esse pedaço. Um exemplo: O aluno diz RATO, outro diz TOCA, outro CASA e assim por diante. Dessa forma, os alunos vão desenvolver a percepção auditiva e a oralidade, favorecendo o processo de alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário