terça-feira, 12 de agosto de 2014

Explorar conceitos da MATEMÁTICA a partir de FÁBULAS

Fábula: A MENINA E O LEITE (Monteiro Lobato)
Explorar: ideia de dúzia, adição, subtração, multiplicação, divisão e metade.

Laurinha no seu vestido novo de bolinhas, chinelos de bezerro, treque, treque, treque, lá ia para o mercado com uma lata de leite à cabeça - o primeiro leite de sua vaquinha mocha. Ia contente, rindo-se e falando sozinha.
- Vendo o leite - dizia, e compro uma dúzia de ovos. Choco os ovos e antes de um mês já tenho uma dúzia de pintos.
Morrem... dois, que sejam, e crescem dez - cinco frangas e cinco frangos. Vendo os frangos e crio as frangas que crescem e viram ótimas botadeiras de duzentos ovos por ano cada uma. Tendo cinco, terei mil ovos! Choco tudo e lá me vêm quinhentos galos e mais outro tanto de galinhas. Vendo os galos a dois reais cada um - dois vezes cinco, dez... - Mil reais! Posso, então, comprar doze porcas de cria e mais uma cabrita. As porcas dão-me, cada uma, seis leitões. Seis vezes doze...
Estava a menina neste ponto quando tropeçou, perdeu o equilíbrio e, com lata e tudo, caiu um grande tombo no chão. Pobre Laurinha!
Ergueu-se chorosa, com um ardor da esfoladura no joelho, e enquanto espanejava as roupas sujas de pó viu sumir-se, embebido pela terra seca, o primeiro leite da sua vaquinha mocha e com ele os doze ovos, as cinco botadeiras, os quinhentos galos, as doze porcas de cria e a cabritinha - todos os belos sonhos da sua ardente imaginação...















Moral da história: Não se deve contar com uma coisa antes de conseguí-la.


Sugestões para se trabalhar com a fábula:

1º Em grupos solicitar que os alunos confeccionem cartazes com os produtos que Laurinha pretendia comprar e vender, estipulando preços;

2º Discutir sobre as ideias matemáticas presente na fábula. Escrever as expressões matemáticas que traduzem alguns trechos da história.

3º Explorar oralmente: Por que a menina diz que antes de um mês "já tem doze pintos"?

4º Como podemos explicar o seguinte trecho: "Vendo os galos, a dois reais cada um - duas vezes cinco, dez... mil reais!..."

Observação: Explorar as demais ideias matemáticas presente na fábula.

5º Propor outras situações problemas, tais como:
a) Se cada franga bota duzentos ovos por ano:
* Quantas dúzias de ovos botam duas frangas em um ano? E três frangas em seis meses?
* Você sabe quanto tempo, em média, leva uma galinha para começar a botar?
* Se todos os galos, na história, são vendidos a dois reais e a menina compra doze porcos e uma cabrita, quantos pode ter custado cada bicho?
* Mil ovos chocados! Complete os espaços:
500 galos                     400 galos                      300 galos                   200 galos
500 galinhas                ___________                 ____________         _____________

6º Solicitar que os alunos formulem outras situações problemas de modo que envolva os dados da fábula.


fonte:


   

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