Saber “como o aluno aprende”
– facilita o trabalho do professor e se obtém melhores resultados. Há três Estilos de
Aprendizagem:
1. APRENDIZAGEM VISUAL
(imagem)
O Estilo Visual determina
que o indivíduo, o seu aluno, necessita, para interpretar o mundo, processar o
conhecimento, da imagem. Isso significa que as informações obtidas do meio
ambiente ou de sua mente estão voltadas para dados sobre tamanho, proporção,
cor, beleza, altura, profundidade, largura, detalhes... Uma pessoa visual é
muito observadora no conjunto e nos detalhes. E é dessa forma que armazena as
descobertas e relaciona conhecimentos adquiridos anteriormente com novos
conhecimentos.
2. APRENDIZAGEM AUDITIVA
(som e música)
Auditivo = é a forma sonora
a mais predominante, mesmo que haja imagens. O auditivo consegue perceber com
maior nitidez e facilidade dados vinculados ao som: volume, tonalidade,
vocabulário, ruídos, discursos, conversas, discussões. Uma pessoa auditiva
presta muita atenção naquilo que está sendo dito. Se o professor faz
apresentação de um tema dos conteúdos usando recursos auditivos o aluno que tem
este estilo de aprendizagem vai se concentrar e processar sua aprendizagem.
3. ESTILO DE APRENDIZAGEM
CINESTÉSICA ou TÁTIL (movimento, leitura e tato).
Definido como o indivíduo
que utiliza bastante a expressão corporal, as pessoas que apresentam esse
perfil geralmente são inquietos, bisbilhoteiros e “destruidores” de brinquedos,
pois buscam saber como ocorre o funcionamento desses. Interagem melhor através
do contato manual e corporal, costumam ter gosto pela prática de esportes,
dança, invenção e construção de algo. Esse estilo é o estilo daquele seu aluno
que necessita que sua aula seja mais movimentada, que necessita muito do
concreto. Se você levar para sua aula o som, a imagem e objetos que ele possa
manusear, ligados ao tema que está sendo trabalhado, ele vai ter a maior facilidade
em aprender.
Cada pessoa tem o seu Estilo
de Aprendizagem. Quando estamos em algum curso, em uma aula, uma palestra, que
escolhemos por estar no foco do nosso interesse, podemos nos situar em um
destes estilos de aprendizagem facilmente a partir da ideia de que escolhemos
estar neste curso ou palestra por ser um tema de maior importância e interesse,
estamos supermotivados, motivados e se não estivermos conseguindo ficar atentos,
ouvindo, acompanhando, por maior que seja o nosso esforço: o estilo de ensinar
não é o estilo que aprendemos. É fácil descobrir: o professor ou palestrante
está usando algum recurso áudio visual? A entonação da sua voz é constante? Se
continuarmos interessados na aula, mas não estamos conseguindo nos
concentrar... O que está faltando? Essa resposta vai nos dizer qual é o nosso
estilo de aprendizagem.
Se o educador consegue se
perceber como aprende: “se aprende melhor através de imagens (visual), de
exposições auditivas interpretativas (auditivo) ou através de imagens,
exposições e exemplos concretos (cinestésico)”, vai perceber que na sua turma
também há todos os estilos de aprendizagem. Basta observar, conhecer e
organizar suas aulas de forma que todos os estilos sejam usados e assim que a
maioria dos alunos vão aprender eliminando um grande número de “dificuldades de
aprendizagem”.
Há três Estilos de Aprendizagem:
1 -alunos visuais – 2- auditivos – 3- cinestésicos
Características das pessoas que aprendem de acordo com o Estilo Visual:
1- Alunos Visuais:
• Falam Rápido;
• Nota-se um cuidado com higiene e organização;
• Frequentemente respondem às perguntas com um simples sim ou não;
• Gostam de fazer rabiscos ou caricaturas enquanto o professor está dando uma aula expositiva;
• Observam os detalhes do ambiente;
• Procuram ler com tanta rapidez que cometem pequenos erros, omitem palavras, se perdem na sequência, demonstrando desinteresse ou pressa de terminar logo;
• Memorizam através de associações visuais;
• Lembram o que viram, melhor do que aquilo que ouviram;
• Não se distraem facilmente com o barulho, conseguindo manter o foco da atenção;
• Tem problemas para lembrar instruções verbais;
• Gostam mais de artes plásticas do que de música;
• Às vezes saem de sintonia quando o negócio é prestar atenção durante muito tempo;
• Preferem fazer uma demonstração física a fazer uma interpretação, ou discorrer sobre qualquer assunto;
• Comumente sabem o que tem de dizer, porém não conseguem pronunciar as palavras corretas.
• Uma dica para o professor: para esses alunos o ideal é falar rápido.
Características das pessoas que aprendem de acordo com o Estilo Auditivo:
2- Pessoas Auditivas:
• Conversam sozinhas enquanto estão trabalhando;
• Gostam mais de piadas contadas do que de mímica e de trejeitos cômicos;
• Distraem-se facilmente com o barulho, demonstrando grande dificuldade de se concentrarem (são aqueles alunos que o professor acaba por colocar perto da sua mesa). O que chega ao ponto de não ter mais espaço: veja depois como trabalhar com cada tipo de aluno, como agrupá-los e quais atividades vai alcançar todos os alunos;
• Tem problemas com projetos que envolvam visualização como, por exemplo, cortar algo em pedaços para fazer alguma montagem;
• Mexem os lábios e pronunciam as palavras enquanto estão lendo;
• Gostam de ler as coisas em voz alta e ouvir o que estão dizendo;
• Adoram discutir e entram em longas descrições;
• Aprendem melhor quando ouvem e lembram com mais facilidade o que foi discutido do que aquilo que foi mostrado;
• Podem repetir e inclusive fazer imitação do timbre a da intensidade da voz de quem ouviram falar;
• Acham o ato de escrever muito “chato”, porém são muito bons no discurso;
• Apreciam mais a música do que as artes plásticas;
• Podem soletrar ou explicar detalhadamente melhor do que escrevendo as mesmas informações.
• Uma dica para o professor: para esses alunos o ideal é falar em cadência média.
• Conversam sozinhas enquanto estão trabalhando;
• Gostam mais de piadas contadas do que de mímica e de trejeitos cômicos;
• Distraem-se facilmente com o barulho, demonstrando grande dificuldade de se concentrarem (são aqueles alunos que o professor acaba por colocar perto da sua mesa). O que chega ao ponto de não ter mais espaço: veja depois como trabalhar com cada tipo de aluno, como agrupá-los e quais atividades vai alcançar todos os alunos;
• Tem problemas com projetos que envolvam visualização como, por exemplo, cortar algo em pedaços para fazer alguma montagem;
• Mexem os lábios e pronunciam as palavras enquanto estão lendo;
• Gostam de ler as coisas em voz alta e ouvir o que estão dizendo;
• Adoram discutir e entram em longas descrições;
• Aprendem melhor quando ouvem e lembram com mais facilidade o que foi discutido do que aquilo que foi mostrado;
• Podem repetir e inclusive fazer imitação do timbre a da intensidade da voz de quem ouviram falar;
• Acham o ato de escrever muito “chato”, porém são muito bons no discurso;
• Apreciam mais a música do que as artes plásticas;
• Podem soletrar ou explicar detalhadamente melhor do que escrevendo as mesmas informações.
• Uma dica para o professor: para esses alunos o ideal é falar em cadência média.
Características das pessoas que aprendem de acordo com o Estilo Cinestésico:
3- Alunos Cinestésicos:
• Falam bem devagar;
• Não conseguem lembrar de localidades e de outros pontos geográficos, a não ser que tenham estado lá recentemente;
• Usam palavras de ação;
• Respondem prontamente a apelos físicos;
• Tocam nas pessoas para poder chamar a sua atenção;
• Não conseguem ficar sentadas quietas durante longos períodos;
• Fazem muitos gestos;
• Sentam-se perto de alguém quando estão falando;
• Usam o dedo como um indicador enquanto estão lendo;
• Memorizam melhor quando estão andando e vendo;
• Aprendem com mais quando estão fazendo ou manipulando com o concreto;
• Possuem um desenvolvimento muscular precoce;
• Soltam-se continuamente para a movimentação e para o esforço físico;
• Gostam de estar envolvidos em jogos;
• Podem ter uma caligrafia bem feia.
3- Alunos Cinestésicos:
• Falam bem devagar;
• Não conseguem lembrar de localidades e de outros pontos geográficos, a não ser que tenham estado lá recentemente;
• Usam palavras de ação;
• Respondem prontamente a apelos físicos;
• Tocam nas pessoas para poder chamar a sua atenção;
• Não conseguem ficar sentadas quietas durante longos períodos;
• Fazem muitos gestos;
• Sentam-se perto de alguém quando estão falando;
• Usam o dedo como um indicador enquanto estão lendo;
• Memorizam melhor quando estão andando e vendo;
• Aprendem com mais quando estão fazendo ou manipulando com o concreto;
• Possuem um desenvolvimento muscular precoce;
• Soltam-se continuamente para a movimentação e para o esforço físico;
• Gostam de estar envolvidos em jogos;
• Podem ter uma caligrafia bem feia.
• Uma dica para o professor: para esses alunos o ideal é falar bem pausadamente.
O
professor a medida que vai observando seus alunos vai percebendo que alguns
possuem mais de um estilo de aprendizagem , o que é bastante comum. O
ideal é que todos busquem desenvolver em si os três Estilos de Aprendizagem
afim de que possam aprender em qualquer situação de
construção do conhecimento. E quanto ao professor, que a cada assunto que irá
ministrar, que pense em estratégias adequadas à cada
Estilo de Aprendizagem que encontrará a cada um de seus alunos.
Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga
Fonte de pesquisa:
Estilos de Aprendizagem - Marina da Silveira Rodrigues Almeida (Consultora em Educação Inclusiva, Psicóloga e Pedagoga especialista, Instituto Inclusão Brasil)
inclusao.brasil@iron.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário