domingo, 25 de maio de 2014

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTO PAULO FREIRE

O Centro Municipal de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire contempla também o atendimento aos alunos com deficiências e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Considerando o desenvolvimento individual dos alunos, prioriza-se ações educacionais específicas que oportunizam o acesso, a permanência e o êxito destes no espaço escolar. Garante-se, dessa forma, o direito à escolarização. Isso não significa o modo igual de ensinar, mas uma forma de garantir os apoios e serviços especializados para que cada um aprenda, resguardando-se suas singularidades. 
Dessa forma, atende-se o disposto na legislação que prevê a Educação Especial como modalidade oferecida no sistema regular de ensino com uma rede de serviços de apoio, bem como o Atendimento Educacional Especializado – AEE.
Nesta perspectiva, o AEE enquanto serviço da Educação Especial tem como função complementar a formação do aluno disponibilizando-lhe serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras e possibilitem sua plena participação na sociedade e o desenvolvimento de sua aprendizagem a partir do desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores (memória mediada, atenção voluntária, imaginação, pensamento, sensações superiores, vontade).
Há nas turmas de Educação de Jovens e Adultos alunos com deficiência, para os quais busca-se oferecer Atendimento Educacional Especializado. No que se refere aos alunos com deficiência, pode-se afirmar que, mesmo frequentando escola especial por um longo período, a aprendizagem e a compreensão de conceitos não tiveram o êxito esperado. 
São atendidos na Sala de Recursos Multifuncional, no Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire, alunos público-alvo da Educação Especial, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto nº 7611/2011, segundo o MEC/SEESP, 2008: "Alunos com deficiência (natureza física, mental, intelectual ou sensorial); Alunos com transtornos globais do desenvolvimento (com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil)".
Atualmente os alunos estão divididos em duas turmas, sendo a turma "A", no período da manhã, com 20 alunos matriculados e frequentando assiduamente, e a turma "B", no período da tarde, com 13 alunos matriculados e assíduos. Todos eles, respectivamente frequentam a Educação de Jovens e Adultos nos períodos matutino, vespertino e noturno.


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