O
Centro Municipal de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire contempla também
o atendimento aos alunos com deficiências e/ou transtornos globais do desenvolvimento.
Considerando o desenvolvimento individual dos alunos, prioriza-se ações
educacionais específicas que oportunizam o acesso, a permanência e o êxito
destes no espaço escolar. Garante-se,
dessa forma, o direito à escolarização. Isso não significa o modo igual de
ensinar, mas uma forma de garantir os apoios e serviços especializados para que
cada um aprenda, resguardando-se suas singularidades.
Dessa
forma, atende-se o disposto na legislação que prevê a Educação Especial como modalidade
oferecida no sistema regular de ensino com uma rede de serviços de apoio, bem
como o Atendimento Educacional Especializado – AEE.
Nesta
perspectiva, o AEE enquanto serviço da
Educação Especial tem
como função complementar a formação do aluno disponibilizando-lhe serviços,
recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras e
possibilitem sua plena participação na sociedade e o desenvolvimento de sua
aprendizagem a partir do desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores (memória mediada, atenção voluntária, imaginação, pensamento, sensações superiores, vontade).
Há nas turmas de Educação de Jovens e Adultos alunos
com deficiência, para os quais busca-se oferecer Atendimento Educacional
Especializado. No que se refere aos alunos com deficiência, pode-se afirmar
que, mesmo frequentando escola especial por um longo período, a aprendizagem e
a compreensão de conceitos não tiveram o êxito esperado.
São atendidos na Sala de Recursos Multifuncional, no Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire, alunos público-alvo da Educação Especial, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto nº 7611/2011, segundo o MEC/SEESP, 2008: "Alunos com deficiência (natureza física, mental, intelectual ou sensorial); Alunos com transtornos globais do desenvolvimento (com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil)".
Atualmente os alunos estão divididos em duas turmas, sendo a turma "A", no período da manhã, com 20 alunos matriculados e frequentando assiduamente, e a turma "B", no período da tarde, com 13 alunos matriculados e assíduos. Todos eles, respectivamente frequentam a Educação de Jovens e Adultos nos períodos matutino, vespertino e noturno.
São atendidos na Sala de Recursos Multifuncional, no Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire, alunos público-alvo da Educação Especial, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto nº 7611/2011, segundo o MEC/SEESP, 2008: "Alunos com deficiência (natureza física, mental, intelectual ou sensorial); Alunos com transtornos globais do desenvolvimento (com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil)".
Atualmente os alunos estão divididos em duas turmas, sendo a turma "A", no período da manhã, com 20 alunos matriculados e frequentando assiduamente, e a turma "B", no período da tarde, com 13 alunos matriculados e assíduos. Todos eles, respectivamente frequentam a Educação de Jovens e Adultos nos períodos matutino, vespertino e noturno.
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