segunda-feira, 26 de maio de 2014

ESCRITA DE PALAVRAS UTILIZANDO ALFABETO MÓVEL NA TAMPINHA DE GARRAFAS PET

Uma das atividades que gosto de explorar com meus alunos encontrei a sugestão no blog http://pragentemiuda.blogspot.com e resolvi fazer com meus alunos que se encontram no processo inicial de alfabetização. Para organizar essa atividade você poderá utilizar várias tampinhas de garrafa pet. Para explorar com meus alunos acrescentei algumas fichas com gravuras e as letras do alfabeto de modo que os alunos ao organizá-las conseguissem escrever os nomes das gravuras. Essa atividade é boa para explorar a relação grafema/fonema, principalmente pela quantidade de coisas que se é possível explorar. De início apenas solicitei que os alunos recortassem as letras e juntos colamos na tampinha de garrafa pet. Depois de tampinhas prontas, solicitei que organizassem as letras na sequência alfabética, para verem que tínhamos todas as letras do alfabeto e que ainda tinham outras letras sobrando para a escrita das palavras. Após deixei que eles manuseassem e escrevessem as palavras que conheciam e aos poucos fui introduzindo algumas gravuras para que escrevessem os seus respectivos nomes.




Outra dica dessa atividade se refere a você organizar as gravuras e escrever as palavras deixando ora faltar as VOGAIS, ora faltar as CONSOANTES para que o aluno perceba o que está faltando e complete corretamente. Outra dica é você colocar todas as letras daquela gravura de modo que fiquem embaralhadas ou logo abaixo ou acima da palavra e o aluno irá associar a letra e colocar no lugar correto.




Para os alunos que já conseguem escrever as palavras outra dica/forma de explorar é utilizando sílabas para formar os nomes das gravuras. Essas sílabas poderão ficar embaralhadas ou em sequencias incorretas para o aluno organizá-las. 


Para alunos com baixa visão poderão ser confeccionados também essa mesma atividade utilizando outras formas de tampinhas maiores, bem como letras ampliadas de modo que o aluno consiga enxergá-las.




Com as tampinhas de garrafas pet podem ainda ser reutilizadas e transformadas em jogos matemáticos muito úteis para trabalhar com os alunos, de modo que envolve os alunos e torna a aprendizagem mais produtiva. Para confecção desse jogo, basta organizar alguns algoritmos e sinais das operações que deseja explorar e colá-las na tampinha da garrafa pet. De início o professor organiza as operações e o aluno procura o resultado, que poderá estar associado a outros resultados para que o aluno procure o resultado correto. Pode-se também solicitar que o aluno organize as operações e outro aluno procure o resultado. Pode-se também explorar a sequência numérica, onde o professor coloca alguns números e o aluno tem que descobrir qual número está faltando. Outra dica para explorar a sequência numérica utilizando essas tampinhas de garrafa pet é colocar os números de modo desorganizado e solicitar que o aluno ordene os números na sequência correta. 

Pode-se também realizar operações somando as cores das tampinhas com o número que ali está colado, ou ainda jogar o jogo da velha e explorar as cores. Para saber mais confira no site: http://www.pragentemiuda.org/



4 comentários:

  1. Maria Célia M da Silva3 de maio de 2016 às 03:03

    Olá sou professora de uma turminha de alfabetização,tenho alunos NEE tenho buscado formas que ajude meus alunos no processo.Adorei sua sugestão vou colocar em prática espero ter bons resultados.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, estou trabalhando com 1 ano e muitos alunos estão com dificuldades, Vc poderia me enviar essas imagens pra poder imprimir,pois as letras na tenho,fico grata de Vc me enviar.ivaneideaca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Essa atividade pode ser trabalhada com crianças de até que idade? ou melhor, quais séries posso aplicar esses joguinhos?

    ResponderExcluir