Uma das atividades
que gosto de explorar com meus alunos encontrei a sugestão no blog http://pragentemiuda.blogspot.com e resolvi fazer com meus alunos que se encontram
no processo inicial de alfabetização. Para organizar essa atividade você poderá
utilizar várias tampinhas de garrafa pet. Para explorar com meus alunos acrescentei
algumas fichas com gravuras e as letras do alfabeto de modo que os alunos ao
organizá-las conseguissem escrever os nomes das gravuras. Essa atividade é boa
para explorar a relação grafema/fonema, principalmente pela quantidade de
coisas que se é possível explorar. De início apenas solicitei que os alunos
recortassem as letras e juntos colamos na tampinha de garrafa pet. Depois de
tampinhas prontas, solicitei que organizassem as letras na sequência
alfabética, para verem que tínhamos todas as letras do alfabeto e que ainda
tinham outras letras sobrando para a escrita das palavras. Após deixei que eles
manuseassem e escrevessem as palavras que conheciam e aos poucos fui
introduzindo algumas gravuras para que escrevessem os seus respectivos nomes.
Outra dica dessa
atividade se refere a você organizar as gravuras e escrever as palavras
deixando ora faltar as VOGAIS, ora faltar as CONSOANTES para que o aluno
perceba o que está faltando e complete corretamente. Outra dica é você colocar
todas as letras daquela gravura de modo que fiquem embaralhadas ou logo abaixo
ou acima da palavra e o aluno irá associar a letra e colocar no lugar correto.
Para os alunos que já
conseguem escrever as palavras outra dica/forma de explorar é utilizando
sílabas para formar os nomes das gravuras. Essas sílabas poderão ficar
embaralhadas ou em sequencias incorretas para o aluno organizá-las.
Para
alunos com baixa visão poderão ser confeccionados também essa mesma atividade
utilizando outras formas de tampinhas maiores, bem como letras ampliadas de
modo que o aluno consiga enxergá-las.
Com
as tampinhas de garrafas pet podem ainda ser reutilizadas e transformadas em
jogos matemáticos muito úteis para trabalhar com os alunos, de modo que envolve
os alunos e torna a aprendizagem mais produtiva. Para confecção desse jogo,
basta organizar alguns algoritmos e sinais das operações que deseja explorar e
colá-las na tampinha da garrafa pet. De início o professor organiza as
operações e o aluno procura o resultado, que poderá estar associado a outros
resultados para que o aluno procure o resultado correto. Pode-se também
solicitar que o aluno organize as operações e outro aluno procure o resultado.
Pode-se também explorar a sequência numérica, onde o professor coloca alguns
números e o aluno tem que descobrir qual número está faltando. Outra dica para
explorar a sequência numérica utilizando essas tampinhas de garrafa pet é
colocar os números de modo desorganizado e solicitar que o aluno ordene os
números na sequência correta.
Pode-se também realizar operações somando as cores das tampinhas com o número que ali está colado, ou ainda jogar o jogo da velha e explorar as cores. Para saber mais confira no site: http://www.pragentemiuda.org/
Olá sou professora de uma turminha de alfabetização,tenho alunos NEE tenho buscado formas que ajude meus alunos no processo.Adorei sua sugestão vou colocar em prática espero ter bons resultados.
ResponderExcluirBoa tarde, estou trabalhando com 1 ano e muitos alunos estão com dificuldades, Vc poderia me enviar essas imagens pra poder imprimir,pois as letras na tenho,fico grata de Vc me enviar.ivaneideaca@hotmail.com
ResponderExcluirExcelente Trabalho!!!!
ResponderExcluirEssa atividade pode ser trabalhada com crianças de até que idade? ou melhor, quais séries posso aplicar esses joguinhos?
ResponderExcluir