MENSAGEM ENIGMÁTICA
QUAL É A VOGAL?
MATERIAL NECESSÁRIO:
- ESTE JOGO PODE
SER REALIZADO EM DUPLAS, TRIOS OU DE ACORDO COM A INTENCIONALIDADE DO
PROFESSOR, AGRUPANDO OS ALUNOS DE FORMA QUE POSSA MEDIAR O JOGO;
- SERÃO NECESSÁRIO
1 DADO COM VOGAIS, 1 CARTELA PARA CADA JOGADOR, VOGAIS MÓVEIS.
COMO
JOGAR:
- COMBINA-SE A
ORDEM DOS JOGADORES E CADA ALUNO ESCOLHE UMA CARTELA A SER PREENCHIDA;
- AS VOGAIS MÓVEIS
PODEM FICAR NO MEIO DA MESA PARA QUE TODOS OS ALUNOS POSSAM UTILIZAR;
- CADA UM NA SUA
VEZ, LANÇA O DADO E VERIFICA SE É POSSÍVEL COMPLETAR A SÍLABA DE ALGUMA
PALAVRA DE SUA CARTELA COM ESTA VOGAL, CASO SEJA POSSÍVEL, COLOCA A VOGAL
MÓVEL NA SÍLABA ESCOLHIDA, SE NÃO FOR POSSÍVEL PASSA A VEZ;
- CASO O ALUNO
SORTEIE O “CORINGA” NO DADO, PODERÁ ESCOLHER QUALQUER VOGAL PARA USÁ-LA NA
PALAVRA QUE ESCOLHER.
OBJETIVO
DO JOGO:
- REFLETIR SOBRE A
ESCRITA DAS PALAVRAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DAS SÍLABAS, PODENDO ESTABELECER
RELAÇÕES E COLOCANDO EM JOGO O QUE JÁ SABE SOBRE A ESCRITA.
OBSERVAÇÕES:
FICA A CRITÉRIO DO PROFESSOR UTILIZAR A MESMA LETRA PARA
COMPLETAR VÁRIAS SÍLABAS DE UMA VEZ SÓ, OU COMBINAR DE COMPLETAR UMA SÍLABA POR
VEZ. É IMPORTANTE QUE HAJA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR, ENSINANDO COMO JOGAR E
ACOMPANHANDO CADA RODADA, OBSERVANDO O DESEMPENHO DE CADA ALUNO E REALIZANDO AS
INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS PARA TORNAR O JOGO SIGNIFICATIVO.
Algumas cartela enquanto exemplo retiradas do blog: http://desenhosparaimprimirepintar.blogspot.com.br/2009/10/cartelas-4-5-e-6-jogo-das-vogais.html. Quem precisar das demais cartelas é só visitar o blog para copiá-las.
JOGO
DE MONTAR PALAVRAS (ADJETIVOS)
As fichas que se encontram
no quadro formam palavras que servem para descrever pessoas. Descubra que
palavras são essas. Recorte e organize as fichas e cole-as no espaço abaixo:
Adjetivos: maluquinho, menorzinho,
quietinho, alegrinho, espertinho, bonitinho.
TABELA DOS ADJETIVOS: MENINO
MALUQUINHO.
MA
|
QUI
|
LU
|
NHO
|
ME
|
ZI
|
NOR
|
NHO
|
QUI
|
TI
|
E
|
NHO
|
A
|
GRI
|
LE
|
NHO
|
ES
|
TI
|
PER
|
NHO
|
BO
|
TI
|
NHO
|
NI
|
JOGO DE PALAVRAS QUE SE RELACIONAM PELO
SENTIDO (SEMÂNTICA). SIGNIFICADO/SIGNIFICAÇÃO.
DERIVAÇÃO:
A
derivação consiste basicamente na modificação de determinada palavra primitiva
por meio do acréscimo de afixos. Dessa forma, temos a possibilidade de fazer
sucessivos acréscimos, criando, a partir de uma base inicialmente simples,
palavras de estrutura cada vez mais complexa. Exemplo:
Escola – escolar –
escolarizar – escolarização – subescolarização.
Os alunos irão desenhar no primeiro quadro o que representa aquela palavra. Posteriormente, irão recortar e organizar as palavras que possuem o mesmo sentido que a palavra desenhada.
Os alunos irão desenhar no primeiro quadro o que representa aquela palavra. Posteriormente, irão recortar e organizar as palavras que possuem o mesmo sentido que a palavra desenhada.
CHUVEIRO
|
LIMPEZA
|
BANHEIRO
|
CARRO
|
PASSEIO
|
MOTOR
|
FACA
|
GARFO
|
COLHER
|
AQUÁRIO
|
PEIXINHO
|
ÁGUA
|
RELÂMPAGO
|
CHUVA
|
TROVÃO
|
JOGOS DE DADOS: Poema
JOGO DE REGRA
- NO CHÃO NÃO
VALE!
- NÃO VALE
POR QUÊ?!
- NO CHÃO SÓ
VALE QUANDO É BOM PRA VOCÊ!
- MAS NÃO FAZ
DIFERENÇA, NÃO FAZ MAL NENHUM...
- QUERIA SÓ
VER SE, EM VEZ DE SEIS, FOSSE UM!
- JOGA LOGO,
PIRRALHO, EU NÃO TENHO O DIA INTEIRO!
- SÓ JOGO SE
O DADO SÓ VALER NO TABULEIRO!
- NÃO FALA
BOBAGEM, PEGA A REGRA PRA VER!
- VOCÊ SABE
MUITO BEM QUE EU NÃO SEI LER!!
- FALOU O
NENEZINHO! EU LEIO A REGRA, ENTÃO...
- DE JEITO
NENHUM, VOCÊ É UM LADRÃO!
- LARGA DE
SER BOBO, QUE MOLEQUE MAIS CHORÃO!
- NÃO ME
CHAMA DE MOLEQUE, CHORÃO É TUA VÓ!!
SOPAPÃO!
EMPURRÃO!
SAFANÃO!
QUIPROQUÓ!!!
O JOGO
ACABOU, MAS FICOU A QUESTÃO:
- AFINAL...
VALE OU NÃO VALE NO CHÃO??
(CLÁUDIO THEBAS. AMIGO DO PEITO. BELO HORIZONTE:
FORMATO, 1996).
PALAVRAS A SEREM UTILIZADAS NO BINGO:
QUESTÃO
|
SAFANÃO
|
EMPURRÃO
|
SOPAPÃO
|
CHORÃO
|
MOLEQUE
|
LADRÃO
|
NENEZINHO
|
FALOU
|
LER
|
VOCÊ
|
BOBAGEM
|
TABULEIRO
|
PIRRALHO
|
DIA
|
INTEIRO
|
NENHUM
|
DIFERENÇA
|
QUANDO
|
CHÃO
|
REGRA
|
JOGO
|
DADOS
|
BINGO
DE PALAVRAS EXTRAÍDAS DO GÊNERO DISCURSIVO, TIPOLOGIA POEMA “JOGO DE DADOS”.
Modelos das cartelas para o BINGO:
JOGO
|
||
MOLEQUE
|
||
SAFANÃO
|
DIFERENÇA
|
TABULEIRO
|
EMPURRÃO
|
NENEZINHO
|
|
CHÃO
|
||
DIFERENÇA
|
BOBAGEM
|
LADRÃO
|
BOBAGEM
|
|
DADO
|
||
MOLEQUE
|
DIA
|
TABULEIRO
|
FALOU
|
|
LER
|
||
MOLEQUE
|
REGRA
|
SEIS
|
QUESTÃO
|
|
TABULEIRO
|
PIRRALHO
|
|
BOBAGEM
|
JOGO
|
SOPAPÃO
|
|
INTEIRO
|
||
LADRÃO
|
DIFERENÇA
|
BOBAGEM
|
||
MOLEQUE
|
||
TABULEIRO
|
VOCÊ
|
CHORÃO
|
EMPURRÃO
|
||
PIRRALHO
|
LADRÃO
|
|
BOBAGEM
|
DIA
|
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