domingo, 29 de junho de 2014

Jogos diversos... 2

MENSAGEM ENIGMÁTICA

            Você já brincou de mensagem enigmática? É muito divertido! Observando a correspondência entre as letras de nosso alfabeto atual e os sinais no quadro abaixo, elabore uma mensagem enigmática para que um colega decifre! Você vai decifrar, o enigma que ele criar!



QUAL É A VOGAL?

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • ESTE JOGO PODE SER REALIZADO EM DUPLAS, TRIOS OU DE ACORDO COM A INTENCIONALIDADE DO PROFESSOR, AGRUPANDO OS ALUNOS DE FORMA QUE POSSA MEDIAR O JOGO;
  • SERÃO NECESSÁRIO 1 DADO COM VOGAIS, 1 CARTELA PARA CADA JOGADOR, VOGAIS MÓVEIS.

COMO JOGAR:
  • COMBINA-SE A ORDEM DOS JOGADORES E CADA ALUNO ESCOLHE UMA CARTELA A SER PREENCHIDA;
  • AS VOGAIS MÓVEIS PODEM FICAR NO MEIO DA MESA PARA QUE TODOS OS ALUNOS POSSAM UTILIZAR;
  • CADA UM NA SUA VEZ, LANÇA O DADO E VERIFICA SE É POSSÍVEL COMPLETAR A SÍLABA DE ALGUMA PALAVRA DE SUA CARTELA COM ESTA VOGAL, CASO SEJA POSSÍVEL, COLOCA A VOGAL MÓVEL NA SÍLABA ESCOLHIDA, SE NÃO FOR POSSÍVEL PASSA A VEZ;
  • CASO O ALUNO SORTEIE O “CORINGA” NO DADO, PODERÁ ESCOLHER QUALQUER VOGAL PARA USÁ-LA NA PALAVRA QUE ESCOLHER.
OBJETIVO DO JOGO:
  • REFLETIR SOBRE A ESCRITA DAS PALAVRAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DAS SÍLABAS, PODENDO ESTABELECER RELAÇÕES E COLOCANDO EM JOGO O QUE JÁ SABE SOBRE A ESCRITA.
OBSERVAÇÕES:

FICA A CRITÉRIO DO PROFESSOR UTILIZAR A MESMA LETRA PARA COMPLETAR VÁRIAS SÍLABAS DE UMA VEZ SÓ, OU COMBINAR DE COMPLETAR UMA SÍLABA POR VEZ. É IMPORTANTE QUE HAJA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR, ENSINANDO COMO JOGAR E ACOMPANHANDO CADA RODADA, OBSERVANDO O DESEMPENHO DE CADA ALUNO E REALIZANDO AS INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS PARA TORNAR O JOGO SIGNIFICATIVO.

Algumas cartela enquanto exemplo retiradas do blog: http://desenhosparaimprimirepintar.blogspot.com.br/2009/10/cartelas-4-5-e-6-jogo-das-vogais.html. Quem precisar das demais cartelas é só visitar o blog para copiá-las.











Molde de dado:
Tabela com as vogais para o jogo:


JOGO DE MONTAR PALAVRAS (ADJETIVOS)

As fichas que se encontram no quadro formam palavras que servem para descrever pessoas. Descubra que palavras são essas. Recorte e organize as fichas e cole-as no espaço abaixo:
Adjetivos: maluquinho, menorzinho, quietinho, alegrinho, espertinho, bonitinho.

TABELA DOS ADJETIVOS: MENINO MALUQUINHO.

MA
QUI
LU
NHO
ME
ZI
NOR
NHO
QUI
TI
E
NHO
A
GRI
LE
NHO
ES
TI
PER
NHO
BO
TI
NHO
NI


JOGO DE PALAVRAS QUE SE RELACIONAM PELO SENTIDO (SEMÂNTICA). SIGNIFICADO/SIGNIFICAÇÃO.

DERIVAÇÃO: A derivação consiste basicamente na modificação de determinada palavra primitiva por meio do acréscimo de afixos. Dessa forma, temos a possibilidade de fazer sucessivos acréscimos, criando, a partir de uma base inicialmente simples, palavras de estrutura cada vez mais complexa. Exemplo:
Escola – escolar – escolarizar – escolarização – subescolarização.

Os alunos irão desenhar no primeiro quadro o que representa aquela palavra. Posteriormente, irão recortar e organizar as palavras que possuem o mesmo sentido que a palavra desenhada.

CHUVEIRO



LIMPEZA



BANHEIRO
CARRO



PASSEIO



MOTOR

FACA




GARFO




COLHER
AQUÁRIO



PEIXINHO



ÁGUA
RELÂMPAGO



CHUVA



TROVÃO


JOGOS DE DADOS: Poema

JOGO DE REGRA
- NO CHÃO NÃO VALE!
- NÃO VALE POR QUÊ?!
- NO CHÃO SÓ VALE QUANDO É BOM PRA VOCÊ!
- MAS NÃO FAZ DIFERENÇA, NÃO FAZ MAL NENHUM...
- QUERIA SÓ VER SE, EM VEZ DE SEIS, FOSSE UM!
- JOGA LOGO, PIRRALHO, EU NÃO TENHO O DIA INTEIRO!
- SÓ JOGO SE O DADO SÓ VALER NO TABULEIRO!
- NÃO FALA BOBAGEM, PEGA A REGRA PRA VER!
- VOCÊ SABE MUITO BEM QUE EU NÃO SEI LER!!
- FALOU O NENEZINHO! EU LEIO A REGRA, ENTÃO...
- DE JEITO NENHUM, VOCÊ É UM LADRÃO!
- LARGA DE SER BOBO, QUE MOLEQUE MAIS CHORÃO!
- NÃO ME CHAMA DE MOLEQUE, CHORÃO É TUA VÓ!!
SOPAPÃO!
EMPURRÃO!
SAFANÃO!
QUIPROQUÓ!!!
O JOGO ACABOU, MAS FICOU A QUESTÃO:
- AFINAL... VALE OU NÃO VALE NO CHÃO??

(CLÁUDIO THEBAS. AMIGO DO PEITO. BELO HORIZONTE: FORMATO, 1996).

PALAVRAS A SEREM UTILIZADAS NO BINGO:

QUESTÃO
SAFANÃO
EMPURRÃO
SOPAPÃO
CHORÃO
MOLEQUE
LADRÃO
NENEZINHO
FALOU
LER
VOCÊ
BOBAGEM
TABULEIRO
PIRRALHO
DIA
INTEIRO
NENHUM
DIFERENÇA
QUANDO
CHÃO
REGRA
JOGO
DADOS



BINGO DE PALAVRAS EXTRAÍDAS DO GÊNERO DISCURSIVO, TIPOLOGIA POEMA “JOGO DE DADOS”.

Modelos das cartelas para o BINGO:



JOGO




MOLEQUE
SAFANÃO

DIFERENÇA
TABULEIRO

EMPURRÃO


NENEZINHO


CHÃO

DIFERENÇA


BOBAGEM

LADRÃO

BOBAGEM




DADO
MOLEQUE

DIA


TABULEIRO


FALOU


LER

MOLEQUE


REGRA



SEIS


QUESTÃO
TABULEIRO


PIRRALHO


BOBAGEM




JOGO
SOPAPÃO


INTEIRO

LADRÃO


DIFERENÇA

BOBAGEM






MOLEQUE
TABULEIRO

VOCÊ
CHORÃO



EMPURRÃO


PIRRALHO


LADRÃO

BOBAGEM


DIA

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