Estes jogos foram elaborados pelas seguintes professoras: Maria Aparecida de Souza, Nereide Adriana Miguel, Silmara Siqueira Batistel e Vanilza Soares da Silva (equipe responsável pela disciplina de Língua Portuguesa no ano de 2010 na Secretaria Municipal de Educação do Município de Cascavel - PR). Estes jogos foram elaborados a partir dos conteúdos trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa, nas turmas de Reforço Escolar, contudo, poderão ser adaptados para serem trabalhados com outras turmas. Alguns exemplos ou modelos foram retirados da internet para ilustração dos mesmos.
CAÇA
PALAVRAS
OBSERVE AS LETRAS EMBARALHADAS, PINTE-AS E ESCREVA NO LOCAL CORRESPONDENTE AS PALAVRAS ENCONTRADAS. ATENÇÃO: AS PALAVRAS PODEM ESTAR DE TRÁS PARA FRENTE, DIAGONAL, DE CIMA PARA BAIXO, ETC.
OBSERVE AS LETRAS EMBARALHADAS, PINTE-AS E ESCREVA NO LOCAL CORRESPONDENTE AS PALAVRAS ENCONTRADAS. ATENÇÃO: AS PALAVRAS PODEM ESTAR DE TRÁS PARA FRENTE, DIAGONAL, DE CIMA PARA BAIXO, ETC.
1
|
6
|
2
|
7
|
3
|
8
|
4
|
9
|
5
|
1
|
6
|
2
|
7
|
3
|
8
|
4
|
9
|
5
|
1
|
6
|
2
|
7
|
3
|
8
|
4
|
9
|
5
|
1
|
6
|
2
|
7
|
3
|
8
|
4
|
9
|
5
|
1
|
6
|
2
|
7
|
3
|
8
|
4
|
9
|
5
|
1
|
6
|
2
|
7
|
3
|
8
|
4
|
9
|
5
|
ALGUMAS
PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.
|
ALGUMAS
PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA:
|
||||||||||||||||||||||
|
ENCONTRE
AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.
D
|
E
|
E
|
M
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
H
|
I
|
J
|
K
|
L
|
M
|
N
|
O
|
P
|
V
|
O
|
O
|
Q
|
R
|
S
|
P
|
T
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
H
|
I
|
J
|
K
|
L
|
M
|
N
|
E
|
U
|
O
|
Z
|
A
|
K
|
U
|
D
|
W
|
K
|
Ç
|
K
|
K
|
O
|
L
|
V
|
P
|
Y
|
B
|
L
|
V
|
E
|
P
|
L
|
P
|
H
|
K
|
P
|
O
|
W
|
Q
|
E
|
C
|
K
|
P
|
R
|
E
|
V
|
E
|
E
|
M
|
K
|
W
|
X
|
R
|
N
|
D
|
M
|
V
|
F
|
L
|
E
|
S
|
Ç
|
N
|
H
|
Ç
|
Y
|
S
|
J
|
E
|
N
|
W
|
G
|
A
|
E
|
D
|
U
|
O
|
N
|
Y
|
Z
|
T
|
O
|
F
|
O
|
X
|
H
|
M
|
M
|
S
|
Y
|
P
|
C
|
G
|
P
|
U
|
O
|
G
|
P
|
Z
|
I
|
W
|
Ç
|
D
|
T
|
R
|
P
|
B
|
O
|
V
|
S
|
H
|
R
|
A
|
J
|
G
|
L
|
F
|
G
|
T
|
A
|
V
|
L
|
W
|
A
|
I
|
S
|
B
|
K
|
J
|
P
|
G
|
F
|
G
|
R
|
X
|
O
|
X
|
B
|
J
|
T
|
C
|
L
|
H
|
Ç
|
J
|
B
|
F
|
A
|
S
|
A
|
R
|
E
|
L
|
E
|
E
|
M
|
I
|
K
|
H
|
B
|
V
|
T
|
D
|
B
|
ALGUMAS
PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA:
|
||||||||||||||||||||||
|
ENCONTRE
AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.
A
|
A
|
J
|
C
|
F
|
D
|
T
|
R
|
H
|
J
|
Ç
|
P
|
B
|
Ç
|
B
|
P
|
A
|
R
|
A
|
N
|
O
|
I
|
A
|
W
|
K
|
M
|
O
|
V
|
G
|
G
|
K
|
E
|
Y
|
G
|
P
|
M
|
X
|
J
|
M
|
J
|
C
|
B
|
C
|
H
|
T
|
E
|
H
|
H
|
Ç
|
N
|
V
|
O
|
M
|
K
|
A
|
C
|
D
|
T
|
G
|
M
|
J
|
J
|
I
|
B
|
O
|
I
|
A
|
M
|
I
|
V
|
E
|
G
|
H
|
E
|
L
|
K
|
Ç
|
Y
|
F
|
A
|
L
|
N
|
U
|
F
|
F
|
J
|
E
|
O
|
W
|
L
|
P
|
F
|
G
|
Ç
|
Ç
|
B
|
V
|
N
|
A
|
S
|
S
|
E
|
M
|
B
|
L
|
E
|
I
|
A
|
M
|
V
|
A
|
H
|
G
|
F
|
T
|
Ç
|
K
|
Ç
|
M
|
I
|
H
|
Ç
|
P
|
D
|
T
|
V
|
H
|
G
|
R
|
Ç
|
L
|
K
|
N
|
U
|
P
|
X
|
B
|
C
|
Y
|
N
|
I
|
H
|
E
|
W
|
Ç
|
P
|
M
|
R
|
W
|
B
|
R
|
S
|
J
|
H
|
N
|
J
|
I
|
T
|
P
|
H
|
B
|
A
|
I
|
U
|
C
|
A
|
K
|
Y
|
P
|
L
|
A
|
T
|
E
|
I
|
A
|
X
|
M
|
M
|
C
|
H
|
H
|
R
|
L
|
A
|
S
|
F
|
G
|
H
|
J
|
L
|
K
|
U
|
N
|
G
|
B
|
V
|
ALGUMAS
PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA
PALAVRAS.
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA
PALAVRAS.
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA
PALAVRAS.
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA
PALAVRAS.
|
JOGO: MEMÓRIA ALFABÉTICA (STOP)
·
O PROFESSOR DISTRIBUIRÁ PARA OS ALUNOS AS
TABELAS CONTENDO PALAVRAS (SUBSTANTIVOS) E FARÁ EXPLICAÇÃO DE COMO O JOGO
FUNCIONA:
# NA
VERTICAL TEM AS LETRAS DO ALFABETO DE A
A Z E NA HORIZONTAL AS PALAVRAS JÁ
DEFINIDAS NA TABELA QUE PODERÁ SER ALTERADA, OU SEJA, SIGNIFICADA OU
COMPLEXIFICADA. OS ALUNOS (INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO) DEVERÃO PREENCHER A
TABELA CONFORME AO QUE A PALAVRA REMETE. ONDE ESTÁ ESCRITO ANIMAIS NA LINHA DA
LETRA A, O(S) ALUNO (S) DEVERÁ (ÃO)
ESCREVER NOME DE ANIMAIS QUE INICIEM COM A LETRA A. EXEMPLO: ARARA.
·
O JOGO PROCEDERÁ DA MESMA FORMA E SERÁ
FINALIZADO QUANDO TODAS AS LACUNAS DA TABELA FOREM PREENCHIDAS;
·
ESTE JOGO TEM O OBJETIVO DE SE TRABALHAR OS
CONTEÚDOS DE IDEIA DE REPRESENTAÇÃO, RELAÇÃO GRAFEMA/FONEMA
(SONORIZAÇÃO), ORIENTAÇÃO (ALINHAMENTO, SEGMENTAÇÃO).
COMPLETAR A TABELA COM PALAVRAS QUE INICIAM COM A LETRA
INDICADA.
LETRAS
|
ANIMAIS
|
FESTAS
|
CIDADES
|
ESTADOS
|
PAÍSES
|
FLORES
|
FRUTAS
|
ÁRVORES
|
PROFISSÕES
|
A
|
|||||||||
B
|
|||||||||
C
|
|||||||||
D
|
|||||||||
E
|
|||||||||
F
|
|||||||||
G
|
|||||||||
H
|
|||||||||
I
|
|||||||||
J
|
|||||||||
L
|
|||||||||
M
|
|||||||||
N
|
|||||||||
O
|
|||||||||
P
|
|||||||||
Q
|
|||||||||
R
|
|||||||||
S
|
|||||||||
T
|
|||||||||
U
|
|||||||||
V
|
|||||||||
X
|
|||||||||
Z
|
JOGO
VOCABULÁRIO ALFABÉTICO
OS ALUNOS POR MEIO DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
IRÃO RECORTAR AS FICHAS CONTENDO AS LETRAS DO ALFABETO E DEVERÃO COLOCÁ-LAS VIRADAS PARA BAIXO;
O PROFESSOR RETIRARÁ UMA FICHA (LETRA DO ALFABETO) E TODOS PREENCHEM SUA
CARTELA COM A FICHA DA LETRA ESCOLHIDA, CONFORME A CARTELA ABAIXO;
EM SEGUIDA OS ALUNOS PREENCHERÃO AS LACUNAS
DAS PALAVRAS;
O PROFESSOR DISPONIBILIZARÁ DICIONÁRIOS PARA
QUE PESQUISEM O SIGNIFICADO. NESSE MOMENTO, O PROFESSOR DEVE MEDIAR PARA QUE O
ALUNO COMPREENDA O VERBETE, BEM COMO AS ABREVIATURAS;
POSTERIORMENTE, O PROFESSOR RETIRARÁ DA
CARTELA ALGUMAS PALAVRAS PARA QUE O ALUNO PRODUZA FRASES;
APÓS A PRODUÇÃO DAS FRASES, O PROFESSOR FARÁ
A CORREÇÃO, FARÁ MEDIAÇÕES A FIM DE TRABALHAR COM OS CONTEÚDOS ABAIXO RELACIONADOS:
#
SEQUÊNCIA LÓGICA NA EXPOSIÇÃO DE IDEIAS E FATOS;
#
ORIENTAÇÃO (ALINHAMENTO, SEGMENTAÇÃO E PONTUAÇÃO);
#
RELAÇÃO GRAFEMA/FONEMA (SONORIZAÇÃO);
#
COERÊNCIA;
#
COESÃO.
CARTELA
PALAVRAS
|
SIGNIFICADOS
|
|||||
LETRA ESCOLHIDA
|
ANIMAL
|
ARARA
|
||||
BRINCADEIRA
|
AMARELINHA
|
|||||
COR
|
AZUL
|
|||||
DESENHO
ANIMADO
|
ALADIM
|
|||||
ESPORTE
|
ATLETISMO
|
|||||
FRUTA
|
ABACAXI
|
|||||
HISTÓRIA
|
ALI
BABA
|
|||||
INSTRUMENTO
MUSICAL
|
AGOGÔ
|
|||||
JOGOS
|
ARCO-E-FLECHA
|
|||||
LAZER
|
ARTE
|
|||||
MÚSICAS
|
AQUARELA
|
|||||
NACIONALIDADE
|
ALEMÃO
|
|||||
OBJETO
|
ALICATE
|
|||||
PAÍS
|
ALEMANHA
|
|||||
QUALIDADE
|
APERTADO
|
|||||
RIOS
|
AMAZONAS
|
|||||
SENTIMENTO
|
AMOR
|
|||||
TRANSPORTE
|
AVIÃO
|
|||||
UNIDADES
DE MEDIDA
|
AMPÉRE
|
|||||
VESTUÁRIO
|
AVENTAL
|
|||||
XÍCARA
|
CHA
|
|||||
TEM
NO ZOOLÓGICO
|
AVES
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário