sábado, 28 de junho de 2014

Jogos diversos... 1

Estes jogos foram elaborados pelas seguintes professoras: Maria Aparecida de Souza, Nereide Adriana Miguel, Silmara Siqueira Batistel e Vanilza Soares da Silva (equipe responsável pela disciplina de Língua Portuguesa no ano de 2010 na Secretaria Municipal de Educação do Município de Cascavel - PR). Estes jogos foram elaborados a partir dos conteúdos trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa, nas turmas de Reforço Escolar, contudo, poderão ser adaptados para serem trabalhados com outras turmas. Alguns exemplos ou modelos foram retirados da internet para ilustração dos mesmos.

CAÇA PALAVRAS


OBSERVE AS LETRAS EMBARALHADAS, PINTE-AS E ESCREVA NO LOCAL CORRESPONDENTE AS PALAVRAS ENCONTRADAS. ATENÇÃO: AS PALAVRAS PODEM ESTAR DE TRÁS PARA FRENTE, DIAGONAL, DE CIMA PARA BAIXO, ETC.

ESTADOS:


1
6
2
7
3
8
4
9
5


OBJETOS:


1
6
2
7
3
8
4
9
5



ANIMAIS E OUTROS:


1
6
2
7
3
8
4
9
5




MATEMÁTICA:


1
6
2
7
3
8
4
9
5



QUALIDADES:


1
6
2
7
3
8
4
9
5


ANIMAIS:



1
6
2
7
3
8
4
9
5



ALGUMAS PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA: 
ANTES
ATUAL
PÊRA
PERA
CÔA
COA
AVERIGÚE
AVERIGUE
APAZIGÚE
APAZIGUE
ELE ARGÚI
ELE ARGUI
ENXAGÚE VOCÊ
ENXAGUE VOCÊ
AUTO-ESTRADA
AUTOESTRADA
INFRA-ESTRUTURA
INFRAESTRUTURA
MICROÔNIBUS
MICRO-ÔNIBUS
CONTRAATAQUE
CONTRA-ATAQUE
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.
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ALGUMAS PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA: 
ANTES
ATUAL
DÊEM
DEEM
RELÊEM
RELEEM
VÊEM
VEEM
PREVÊEM
PREVEEM
VÔO
VOO
ENJÔOS
ENJOOS
PÁRA
PARA
PÉLA
PELA
PÊLO
PELO
PÓLO
POLO




ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.
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ALGUMAS PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA: 
ANTES
ATUAL
ESTRÉIA
ESTREIA
JÓIA
JOIA
PLATÉIA
PLATEIA
PARANÓIA
PARANOIA
JIBÓIA
JIBOIA
ASSEMBLÉIA
ASSEMBLEIA
BAIÚCA
BAIUCA
BOCAIÚVA
BOCAIUVA
FEIÚRA
FEIURA
CRÊEM
CREEM
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.
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ALGUMAS PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA: 
ANTES
ATUAL
MICROONDAS
MICRO-ONDAS
JIBÓIA
JIBOIA
APÓIO
APOIO
PLATÉIA
PLATEIA
EUROPÉIA
EUROPEIA
APAZIGÚE
APAZIGUE
AVERIGÚE
AVERIGUE
CRÊEM
CREEM
DÊEM
DEEM
LÊEM
LEEM
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.
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ALGUMAS PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA: 
ANTES
ATUAL
CINQÜENTA
CINQUENTA
TRANQÜILO
TRANQUILO
ENXÁGÜE
ENXÁGUE
PINGÜIM
PINGUIM
PÁRA (VERBO)
PARA
PÊLO (SUBSTANTIVO)
PELO
PÓLO (SUBSTANTIVO)
POLO
PÊRA (SUBSTANTIVO)
PERA
COLMÉIA
COLMEIA
HERÓICO
HEROICO



ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.

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ALGUMAS PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA: 
ANTES
ATUAL
ENJÔO
ENJOO
PÓLO
POLO
PÊRA
PERA
CÔA
COA
AVERIGÚE
AVERIGUE
APAZIGÚE
APAZIGUE
AUTO-ESTRADA
AUTOESTRADA
INFRA-ESTRUTURA
INFRAESTRUTURA
MICROÔNIBUS
MICRO-ÔNIBUS
CONTRAATAQUE
CONTRA-ATAQUE
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.
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ALGUMAS PALAVRAS DEPOIS DA REFORMA ORTOGRÁFICA: 
ANTES
ATUAL
CORÉIA
COREIA
PARANÓIA
PARANOIA
VÔO
VOO
TRAMÓIA
TRAMOIA
VÊEM
VEEM
LÊEM
LEEM
FREQÜENTE
FREQUENTE
ARGÚI
ARGUI
FEIÚRA
FEIURA
TUIÚCA
TUIUCA
ENCONTRE AS PALAVRAS COM A NOVA GRAFIA NO CAÇA PALAVRAS.
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JOGO: MEMÓRIA ALFABÉTICA (STOP)

·         O PROFESSOR DISTRIBUIRÁ PARA OS ALUNOS AS TABELAS CONTENDO PALAVRAS (SUBSTANTIVOS) E FARÁ EXPLICAÇÃO DE COMO O JOGO FUNCIONA:
# NA VERTICAL TEM AS LETRAS DO ALFABETO DE A A Z E NA HORIZONTAL AS PALAVRAS JÁ DEFINIDAS NA TABELA QUE PODERÁ SER ALTERADA, OU SEJA, SIGNIFICADA OU COMPLEXIFICADA. OS ALUNOS (INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO) DEVERÃO PREENCHER A TABELA CONFORME AO QUE A PALAVRA REMETE. ONDE ESTÁ ESCRITO ANIMAIS NA LINHA DA LETRA A, O(S) ALUNO (S) DEVERÁ (ÃO) ESCREVER NOME DE ANIMAIS QUE INICIEM COM A LETRA A. EXEMPLO: ARARA.

·         O JOGO PROCEDERÁ DA MESMA FORMA E SERÁ FINALIZADO QUANDO TODAS AS LACUNAS DA TABELA FOREM PREENCHIDAS;


·         ESTE JOGO TEM O OBJETIVO DE SE TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE IDEIA DE REPRESENTAÇÃO, RELAÇÃO GRAFEMA/FONEMA (SONORIZAÇÃO), ORIENTAÇÃO (ALINHAMENTO, SEGMENTAÇÃO).



COMPLETAR A TABELA COM PALAVRAS QUE INICIAM COM A LETRA INDICADA.
LETRAS
ANIMAIS
FESTAS
CIDADES
ESTADOS
PAÍSES
FLORES
FRUTAS
ÁRVORES
PROFISSÕES
A









B









C









D









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JOGO VOCABULÁRIO ALFABÉTICO

*      OS ALUNOS POR MEIO DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR IRÃO RECORTAR AS FICHAS CONTENDO AS LETRAS DO ALFABETO E DEVERÃO COLOCÁ-LAS VIRADAS PARA BAIXO;
*      O PROFESSOR RETIRARÁ UMA FICHA (LETRA DO ALFABETO) E TODOS PREENCHEM SUA CARTELA COM A FICHA DA LETRA ESCOLHIDA, CONFORME A CARTELA ABAIXO;
*      EM SEGUIDA OS ALUNOS PREENCHERÃO AS LACUNAS DAS PALAVRAS;
*      O PROFESSOR DISPONIBILIZARÁ DICIONÁRIOS PARA QUE PESQUISEM O SIGNIFICADO. NESSE MOMENTO, O PROFESSOR DEVE MEDIAR PARA QUE O ALUNO COMPREENDA O VERBETE, BEM COMO AS ABREVIATURAS;
*      POSTERIORMENTE, O PROFESSOR RETIRARÁ DA CARTELA ALGUMAS PALAVRAS PARA QUE O ALUNO PRODUZA FRASES;
*      APÓS A PRODUÇÃO DAS FRASES, O PROFESSOR FARÁ A CORREÇÃO, FARÁ MEDIAÇÕES A FIM DE TRABALHAR COM OS CONTEÚDOS ABAIXO RELACIONADOS:
# SEQUÊNCIA LÓGICA NA EXPOSIÇÃO DE IDEIAS E FATOS;
# ORIENTAÇÃO (ALINHAMENTO, SEGMENTAÇÃO E PONTUAÇÃO);
# RELAÇÃO GRAFEMA/FONEMA (SONORIZAÇÃO);
# COERÊNCIA;
# COESÃO.


CARTELA


PALAVRAS
SIGNIFICADOS










 



        LETRA ESCOLHIDA
ANIMAL
ARARA

BRINCADEIRA
AMARELINHA

COR
AZUL

DESENHO ANIMADO
ALADIM

ESPORTE
ATLETISMO

FRUTA
ABACAXI

HISTÓRIA
ALI BABA

INSTRUMENTO MUSICAL
AGOGÔ

JOGOS
ARCO-E-FLECHA

LAZER
ARTE

MÚSICAS
AQUARELA

NACIONALIDADE
ALEMÃO

OBJETO
ALICATE

PAÍS
ALEMANHA

QUALIDADE
APERTADO

RIOS
AMAZONAS

SENTIMENTO
AMOR

TRANSPORTE
AVIÃO

UNIDADES DE MEDIDA
AMPÉRE

VESTUÁRIO
AVENTAL

XÍCARA
CHA

TEM NO ZOOLÓGICO
AVES




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