Este jogo é para que os
alunos reconheçam os números inteiros e consequentemente sua sequência. É um
jogo de tabuleiro, no qual você confecciona-o em uma cartolina ou papel cartão.
Você vai precisar também de cartões
feitos em papel colorido e nele deve ser escrito uma sequência numérica de
números inteiros positivos. Recomenda-se confeccionar um
retângulo maior para representar o número zero e, ainda, identificá-lo com a
palavra “Largada”, pois será o ponto de início (partida) do jogo. Este
retângulo será o primeiro a ser fixado no tabuleiro (papel cartão ou
cartolina). Os retângulos recortados e numerados constituirão a trilha do jogo.
Essa trilha será montada no tabuleiro. Ao construir o tabuleiro, não é
necessário que a trilha siga em linha reta, no entanto, os números devem
obedecer a uma sequência numérica. A seguir um exemplo de tabuleiro que foi retirado da internet apenas enquanto modelo:
O final da trilha, deve ser identificado como pontos de “Chegada”
do jogo. Para isso, podem-se confeccionar retângulos usando folhas sulfites
coloridas. Pode-se também organizar na trilha uma sequência com números negativos e assim, utilizá-se nas faces do dado o sinal de positivo (+) e de negativo ( - ).
Cada integrante da equipe escolhe uma tampinha de cor diferente para
ser seu marcador no jogo. Em seguida, o grupo deve definir a ordem de cada
jogador a realizar sua jogada.
Para
a sistematização das operações com os resultados obtidos, deve-se orientar os alunos a registrarem todos os passos da jogada em um quadro/tabela.
O professor disponibiliza um dado com as faces
numeradas e outro, com as faces identificadas com o sinal positivo ( + ) para cada grupo. Os dois dados deverão ser lançados por cada
jogador simultaneamente e assim, verificar qual o valor e o sinal indicado.
É necessário esclarecer aos alunos que cada
peça deve ser movida de acordo com a quantidade de “casas” sorteadas no dado numérico.
E assim, sucessivamente, até que um dos alunos alcance a
Chegada da trilha do tabuleiro. Pode-se também dar continuidade ao jogo até que
todas as posições dos alunos do grupo se definam.
Com o registro das jogadas, cada aluno terá um quadro/tabela próprio correspondente às suas próprias jogadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário